Observe a imagem abaixo
explique a função de cada organela citoplástica representada na figura.
Respostas
Resposta:
Mitocôndrias
São organelas constituídas por duas membranas, uma externa e uma interna, com muitas dobras, denominadas cristas mitocondriais. As mitocôndrias se diferenciam das demais organelas pois tem seu próprio DNA, e possui capacidade de se reproduzir. A função da mitocôndria é realizar a respiração celular, que é responsável por produzir grande parte da energia usada em funções primordiais para a sobrevivência da célula.
Citoplasma
O citosol, hialoplasma ou citoplasma armazena substâncias que são usadas pelas células. É um líquido gelatinoso, que pode ser mais fluído ou viscoso, além de rico em água, proteínas, eletrólitos, glicose, compostos lipídicos e substâncias que irão comportar as organelas celulares e o citoesqueleto.
Membrana plasmática
A membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Núcleo
O núcleo é a maior organela existente, pois ele é responsável por guardar o material genético e comandar tudo que acontece na célula.
Nucléolo
O nucléolo é formado, principalmente, por RNA ribossomal e proteínas. Esse RNA é sintetizado a partir de instruções do DNA. Algumas células possuem dois ou mais nucléolos, sendo esse número relacionado com o tipo de célula e seu estágio reprodutivo. Sua função principal é garantir a produção adequada de ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas para a célula.
Centríolos
Os centríolos são organelas formadas por microtúbulos que ajudam os cromossomos a se separarem na hora da divisão celular (mitose e meiose). Estão presentes em cílios e flagelos, auxiliando na locomoção.
Microtúbulos
Entre as funções dos microtúbulos, podemos citar a manutenção da célula, formação do fuso mitótico, formação e movimentação de cílios e flagelos e o movimento das organelas celulares e dos cromossomos durante o processo de mitose.
Retículo Endoplasmático (RE)
O retículo endoplasmático (RE) é uma organela com muitas membranas que constituem um tipo de rede. Em algumas partes do RE, pode-se encontrar ribossomos, por esse motivo, essa porção é chamada de retículo endoplasmático rugoso. As regiões onde não há ribossomos são denominadas de retículo endoplasmático liso. No caso do RE rugoso, a sua função é produzir proteínas. O RE liso é responsável pela produção de esteróides e fosfolipídios, e também pela neutralização de substâncias tóxicas.
Complexo de Golgi
O complexo de Golgi, ou aparelho de Golgi, é constituído de discos achatados em forma de pilha, formando bolsas membranosas. Ele é responsável pela modificação, armazenamento e exportação de proteínas que são produzidas no retículo endoplasmático rugoso. O complexo de Golgi também não é responsável por produzir vesículas que originam os lisossomos primários.
Lisossomos
Os lisossomos são organelas envolvidas por uma camada lipídica dupla, e possui enzimas digestivas em seu interior. A principal função do lisossomo é a digestão de moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucléicos.