uma pesquisa detalhada, sobre "Bens patrimoniais"(com referências de onde foram retirado essas informações) POR FAVOR ENVIEM RESPOSTAS DE VDD!
Respostas
Este estudo objetiva analisar o controle de bens móveis de caráter permanente em um Instituto Federal brasileiro. Especificamente, buscou-se investigar como ocorrem as atividades relativas ao controle dos bens dentro de unidades gestoras da instituição, tais como o recebimento, a distribuição, a movimentação, os inventários e as baixas patrimoniais, e ainda apontar as dificuldades encontradas pelos servidores que executam as atividades dos setores de patrimônio. A abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo exploratória e descritiva.
Explicação:
Acho que isso serve...
espero ter ajudado...❤❤(:
Resposta:
O processo de funcionamento de cada empresa tem suas peculiaridades, não importa o ramo de atuação. No entanto, todas elas têm também aspectos em comum e um deles é o conjunto de bens patrimoniais.
Fazer a classificação dos ativos é fundamental para responsáveis pela administração e controle financeiro de qualquer negócio, assim como entender quais são os benefícios que este controle pode proporcionar para a empresa.
O conceito de bens patrimoniais é relativamente simples, mas de grande importância do ponto de vista contábil, de gestão e também jurídico, como explicaremos aqui. Bens materiais são aqueles patrimônios da empresa que podem ser rentabilizados, isto é, transformados em dinheiro.
A frota de uma empresa, sua sede, seus maquinários, o material de escritório, por exemplo, são bens materiais. No entanto, bens abstratos também são considerados da mesma forma, como são os casos de registros e patentes.
Por outro lado, propriedades e direitos sem valor financeiro não podem ser considerados bens patrimoniais.
Se você precisa iniciar um processo de controle patrimonial na sua organização, veio ao lugar certo! Para começar, vamos mostrar como classificar os bens.
Como classificar os bens patrimoniais?
São duas formas distintas de classificação dos bens patrimoniais e vamos mostrar ambas. A primeira, é em relação ao tipo de ativo, ele pode ser um bem de consumo ou um bem permanente:
– Bens patrimoniais de consumo: são aqueles bens adquiridos para um uso imediato, em um período inferior a um ano. Materiais de limpeza, de escritório, alimentos, peças de máquinas que requerem substituição constante, entre outros estão enquadrados neste tipo de bens patrimoniais.
– Bens patrimoniais permanentes: são aqueles bens que têm uma durabilidade maior e que ainda têm a expectativa de gerar recursos para a empresa ao serem vendidos. Este tipo de bem também é conhecido como ativo imobilizado.
O segundo tipo de classificação dos bens patrimoniais é relacionado justamente aos bens permanentes, que podem ser listados como tangíveis e intangíveis.
– Ativos tangíveis: são todos aqueles bens físicos que a empresa possui. Edifícios, veículos, móveis, máquinas, computadores e muito mais estão nesta categoria.
– Ativos intangíveis: softwares, patentes, marcas e direitos autorais fazem parte dos bens patrimoniais de uma empresa, no entanto não têm uma existência física, não podem ser tocados e fazem parte dos ativos intangíveis.