Respostas
Resposta:
LENDA AFRICANA O ADIVINHO ESCOLHE SUA ESPOSA ENTRE TRÊS PRETENDENTES - COM GABARITO
O adivinho escolhe sua esposa entre três pretendentes
No país dos príncipes do destino havia um adivinho de nome Orunmilá. Era um sábio culto e respeitado e tinha aprendido todas as histórias dos odus, dos quais era um funcionário exemplar.
Orunmilá vivia sozinho e queria se casar, pois precisava urgentemente de uma mulher que lhe fizesse companhia.
Ele foi então apresentado a três belas pretendentes. Eram três irmãs: Riqueza. Discórdia e Paciência. Orunmilá deveria escolher uma delas para esposa. Queria tomar logo a decisão, pois precisava urgentemente de uma boa mulher que lhe fizesse companhia. Perguntou às pretendentes quais eram suas boas qualidades.
"Eu tenho tudo o que desejo ter", disse Riqueza.
"Eu tenho tudo o que os outros querem ter", falou Discórdia.
"Eu tenho tudo o que posso ter", confessou Paciência.
O primeiro impulso de Orunmilá foi casar-se com Riqueza, pois quem tem Riqueza tem tudo, pensou ele.
Quando estava para anunciar a decisão, foi procurado em sua casa por um mendigo, que dizia precisar de seus favores de adivinho. Ele recebeu o pobre homem e imediatamente o reconheceu. Era nada mais, nada menos que um grande milionário, que contou ter perdido todos os seus bens por causa de má sorte. Havia se tornado um homem desprezado e infeliz. [...] Orunmilá resolveu rever sua escolha. A riqueza vem, mas a riqueza vai. pensou ele.
Restava escolher então entre as duas outras irmãs. Discórdia ou Paciência? Paciência ou Discórdia? Tinha que se decidir logo, pois precisava realmente da companhia de uma boa esposa.
Estava quase decidido por Discórdia, que das três era a mais popular, quando foi chamado ao palácio do rei para ser testemunha num julgamento de dois amigos seus, que numa briga, haviam tentado matar um ao outro. [ ... ] Ainda lançavam farpas um contra o outro, acusando-se das maiores baixezas, trocando socos e cruzando pontapés.
E quem estava lá, incentivando a briga, jogando amigo contra amigo? Discórdia.
Orunmilá voltou para casa decepcionado, mas convencido de que não ter tomado nenhuma decisão apressada tinha sido a melhor coisa. "Pois quem tem Paciência tem tudo". disse Orunmilá, e se casou com Paciência