Respostas
Sedentarismo
O estilo de vida das grandes cidades propicia o desenvolvimento do sedentarismo. Desde o período da Revolução Industrial, o homem que vivia na zona rural exercia um trabalho pesado, mas quando migrou para os centros urbanos adotou uma rotina diferente.
Nos dias de hoje, boa parte dos profissionais estão em escritórios e passam o dia sentados em frente ao computador. Essa rotina, vinculada a falta de atividades físicas, propicia o desenvolvimento de doenças ocupacionais, como dores nas articulações e má postura.
A tecnologia também é um fator influente para o desenvolvimento do sedentarismo. Por exemplo, muitas crianças deixam de lado brincadeiras de rua (pular corda, amarelinha, baleado, etc.) e optam por jogar videogames em casa.
Se por um lado o avanço da tecnologia proporciona conforto, por outro lado extingue atividades que têm um mínimo de gasto calórico. Por exemplo, tarefas como lavar roupa e varrer a casa foram substituídas, respectivamente, pela máquina de lavar e pelo aspirador de pó.