como explicar os terremotos na região do Chile e os que acontecem no Brasil? Há diferença? Por quê
Respostas
Na região dos Andes, há a falha geológica de Nazca, placa oceânica localizada no oceano Pacífico a oeste da América do Sul, com extensão de 10 milhões de quilômetros quadrados. Forma uma zona de convergência com a placa Sul-Americana, responsável por terremotos nos países localizados a oeste da América do Sul, como por exemplo, o Chile.
Responsável pelos terremotos no Brasil: Placa Sul-Americana – Com extensão de 32 milhões de quilômetros quadrados, a placa Sul-Americana está localizada na América do Sul. O Brasil localiza-se no meio dessa placa. Forma uma zona de Convergência com a placa de Nazca e uma zona de divergência com a placa da África (os dois continentes afastam-se 3 centímetros por anos).
Resposta:
Terremotos são causados por conta das placas tectônicas, placas essas que se movimentam em várias direções ocasionando os terremotos. Terremotos maiores são observados com mais frequência na borda das placas, o Brasil está localizado no meio da placa Sul-Americana por isso não ocorrem terremotos significativos no Brasil.
Espero ter ajudado!