9- Coloque um tipo de alimento rico nas vitaminas citadas e problemas de saúde gerados pela sua carência.
Respostas
Resposta:
C: Acerola, melão, brócolis, manga, Kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.
Sintomas: os sintomas mais comuns são gripes e resfriados frequentes, sangramento e manchas avermelhadas na pele. A deficiência grave de vitamina C causa o escorbuto, uma doença onde os sintomas geralmente são fraqueza, redução da fome, anemia e sangramento, inflamação e inchaço nas gengivas, podendo causar também a perda dos dentes.
A: Alimentos de origem animal: (fígado, ovo, leite, atum, queijo) - Vegetais: (vegatais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas) -
Sintomas: a falta da vitamina A pode causar infecções, resfriados e gripes, pele e olhos secos, anemia, dificuldade de enxergar à noite, e em casos mais graves, a perda total da visão.
K: Alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de bruxelas, brócolis, salsa.
Sintomas: a falta desta vitamina no organismo pode diminuir a coagulação do sangue, aumentando as chances de se ter hemorragia, que é causada quando as veias do corpo estouram.
E: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.
Sintomas: a falta desta vitamina no corpo é muito rara e, quando acontece, pode levar a alterações em alguns nervos do corpo, causando formigamentos, fraqueza muscular e problemas na visão.
D: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão. Sintomas: a deficiência da vitamina D pode causar dor nos ossos e músculos, assim como fraqueza nos músculos dos braços. Já em crianças, a baixa da vitamina D pode prejudicar o crescimento.
B12: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo. A falta da vitamina B12 pode causar depressão, anemia, fraqueza, tonturas e alterações graves no sistema nervoso, como alucinações e perda de memória.