• Matéria: Filosofia
  • Autor: rayanlucasbarbosa
  • Perguntado 4 anos atrás

dissertação tema :sociedade contemporânea texto​

Respostas

respondido por: geane5397
0

Quanto mais a cultura do cancelamento cresce, mais condenações são feitas no tribunal da internet. Para discutir a questão, separamos o seguinte tema: Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea.

Explicação:

O cancelamento surgiu como uma forma de romper com uma estrutura de poder para fazer uma denúncia justa por parte de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas e figuras públicas. Entretanto, na sociedade contemporânea, esse movimento se tornou uma prática muito frequente, a qual provoca uma grande quantidade de vítimas dessa cultura do cancelamento. Nessa perspectiva, é válido ressaltar as causas e os efeitos dessa problemática. [1] [2]

Primeiramente, é fundamental a análise das causas dessa nova cultura. A princípio, percebe-se que alguns motivos do cancelamento podem ser o uso de uma expressão que reproduz preconceitos ou até mesmo o silêncio sobre um outro caso de injustiça. A partir disso, os usuários da internet se veem no lugar de julgar e cancelar tal pessoa, para que o ato incorreto seja justificado, pois esse poder está inserido nesse espaço virtual entre as pessoas. Esse ponto de vista é corroborado pelo filósofo Michel Foucault, o qual define a microfísica do poder: o poder está concentrado na rede que liga todos os indivíduos de um grupo por meio de saberes e discursos. [3] Ademais, ressalta-se que esse tipo de poder pode ser caracterizado como uma expressão de tirania de baixo para cima, pois, no meio digital, há uma necessidade de validação das virtudes pessoais e uma atitude que vá contra esses padrões é publicamente envergonhada. Assim, é preciso observar as razões de propagar essa cultura. [4]

Por conseguinte, o discurso de ódio na internet é intensificado e a reputação do cancelado também é afetada. A partir disso, muitas vezes [5] o cancelamento é feito sem que o cancelado possa se justificar e essas consequências podem atingir até o meio laboral do indivíduo, como o que aconteceu com a blogueira Gabriela Pugliesi, a qual fez uma festa durante a quarentena contra a COVID-19 e [7] por isso [8] foi cancelada nas redes sociais e perdeu alguns contratos de trabalho, totalizando 2 milhões de reais. [6] No entanto, essa constante tentativa de validação do caráter das pessoas não surte o efeito devidamente, já que [9] na internet [10] as coisas são voláteis e há sempre o surgimento de uma nova personalidade para cancelar, mas os cancelados podem permanecer com os efeitos em suas vidas. Com isso, observa-se [11] os efeitos dessa problemática no mundo virtual e real. [12]

Portanto, é necessário [13] a reflexão acerca dessa prática contemporânea e a sua mitigação. Logo, o Poder Público – responsável por garantir a prática da cidadania nacional -, junto à mídia, deve incentivar que as pessoas ponderem as suas atitudes de cancelamento e pratiquem o diálogo entre elas, por meio de propagandas nas televisões e, principalmente, nas redes sociais, a fim de que essa cultura não seja mais intensificada, o objeto inicial desse movimentado seja retornado e mais brasileiros possam aprender com os seus erros. [14] [15]

respondido por: silviagoesgoesp
0

A sociedade contemporânea e seu estado líquido.

Estamos vivendo em uma sociedade liquida, segundo Bauman, e esta liquidez perpassa toda as relações interpessoais e materiais. Bauman nos alerta que so a educação pode superar este estado liquido.

Na sociedade contemporânea muitos são os acontecimentos que levantam o questionamento acerca da duração das coisas. Aparentemente, tudo que era eterno passa a ceder a uma espécie de intensa efemeridade. O que era para sempre não é tão para sempre assim. As consequências da afirmação dessa efemeridade não pertencem simplesmente ao campo teórico-acadêmico, mas forjam implicações diretas na organização da vida das pessoas em seu cotidiano.

Bauman é um sociólogo polonês, que viveu muitas dificuldades em toda a sua história, especialmente em função da perseguição nazista da Segunda Grande Guerra, e depois, por causas de suas convicções, é o fundamento escolhido para o estabelecimento de categorias de análise da realidade contemporânea.

Far-se-á, portanto, a exposição de importantes fragmentos da bibliografia de Bauman, com o objetivo de elucidar e analisar melhor os fenômenos das relações humanas na sociedade hodierna e os desafios que se afirmam e se anunciam frente às relações sociais.

Para tanto, o artigo apresenta, em primeiro lugar, a biografia de Zygmunt Bauman; em seguida, fragmentos de uma parte de sua vasta bibliografia, especialmente elementos que contribuem para o entendimento do conceito de líquido como chave hermenêutica da sociedade; e, por fim, considerações acerca da urgência de transformar a sociedade líquida em uma realidade mais consistente que supere a insegurança e ofereça perspectivas de vida às pessoas.

Perguntas similares