Respostas
Resposta:
Com o desenvolvimento das ações que preservam o meio ambiente, surgiram conceitos como “empresas eco-friendly”, que se destacam cada vez mais no mercado. Foi estabelecido para as empresas o Tripé da Sustentabilidade, com práticas sociais, ambientais e econômicas que devem estar alinhadas para o seu desenvolvimento
Explicação:
O universo empresarial e a sustentabilidade caminhando de mãos dadas: é nesse contexto que surgem empresas ecológicas e sustentáveis. Elas não só buscam realizar ações que favoreçam seu desenvolvimento, como também respeitem o meio ambiente e a sociedade de maneira global.
Assim, as empresas ecológicas e sustentáveis seguem o Tripé da Sustentabilidade, que engloba práticas ambientais, sociais e econômicas que colaboram para o seu desenvolvimento e para um mundo melhor.
No contexto social, o seu objetivo é trazer uma melhor qualidade de vida às pessoas ligadas, direta ou indiretamente, à empresa.
Na esfera ambiental, criam-se ações que buscam minimizar os impactos negativos causados por suas atuações, utilizando, de modo eficiente, as matérias-primas, a reciclagem e as fontes de energia renováveis.
Já no âmbito econômico, a atenção é voltada aos lucros. No entanto, o planejamento e as ações responsáveis pela lucratividade devem estar alinhados a atitudes conscientes, que respeitem o meio ambiente e proporcionem uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores.
As primeiras 5 posições do ranking de maiores empresas sustentáveis de 2020 foram ocupadas por corporações dinamarquesas, finlandesas e norte-americanas:
Orsted A/S (Dinamarca) – Setor de energia;
Chr. Hansen Holding A/S (Dinamarca) – Setor de alimentos e outros agentes químicos;
Neste Oyj (Finlândia) – Setor de refinaria e comercialização de petróleo;
Cisco Systems Inc (Estados Unidos) – Setor de equipamentos de comunicação;
Autodesk Inc (Estados Unidos) – Setor de Software;