Leia o texto abaixo e responda o que se pede.
Incerteza do Brexit ameaça provocar fuga de empresas do Reino Unido
19 de fevereiro de 2019
"O anúncio de que a Honda fechará sua fábrica em Swindon, no sul da Inglaterra, onde trabalham cerca de 3.500 pessoas, agravou o temor que a incerteza provocada pela saída do Reino Unido da União Europeia desencadeie uma fuga de empresas no país. Além da Honda e outras gigantes do setor automotivo, a Sony anunciou a transferência de sua sede europeia para Amsterdã na Holanda, e a Airbus alertou que pode deixar o Reino Unido em caso de um Brexit não negociado com a União Europeia. Muitas empresas com base no Reino Unido têm redes de fabricação internacional, nas quais alguns componentes cruzam o Canal da Mancha em ambas as direções antes de serem montados no produto final, motivo pelo qual mudanças nos trâmites alfandegários resultantes da saída do país da União Europ
Respostas
Resposta:
a)
Explicação:
A alternativa [A] é correta porque a saída do RU da UE resulta na exclusão dos acordos que
eliminam a tarifação sobre a circulação de bens, o que levará ao aumento dos preços dos
produtos fabricados no RU. As alternativas incorretas são: [B], porque com o Brexit, a adoção
de tarifas sobre os produtos, não será uma conjuntura ou fenômeno temporário; [C], porque o
temor das empresas é o aumento da tarifação sobre seus produtos e não a mão de obra; [D],
porque a decisão sobre o Brexit é política não demandando a presença de empresas na
discussão; [E], porque as empresas indicadas no texto são conglomerados internacionais.
Os prejuízos econômicos e fiscais (letra A) são consequências naturais do Brexit.
Letra A: Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o país deixa de fazer parte de um espaço regional transnacional sem barreiras aos fluxos de mercadorias, o que pode impactar tanto as importações quanto as exportações das empresas multinacionais.
Isso ocorre porque a saída de grandes multinacionais vai causar a diminuição da produção interna e, consequentemente, o aumento das tarifas de importações nos países que continuaram na União Europeia (UE). Esses fatos mostram que o Reino Unido foi o grande prejudicado com a saída da União Europeia.
Além da instabilidade econômica, os países do Reino Unido ainda contam com as incertezas políticas com relação ao fechamento de futuras parcerias estratégicas e acordos comerciais com os antigos membros da UE.
Segue o restante da pergunta:
(...)
a) Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o país deixa de fazer parte de um espaço regional transnacional sem barreiras aos fluxos de mercadorias, o que pode impactar tanto as importações quanto as exportações das empresas multinacionais.
b) Especialistas consideram a fuga das multinacionais no Reino Unido é um fenômeno temporário face ao temor do Brexit, pois a estabilidade econômica, a moeda forte e a oferta de força de trabalho qualificada no país são fatores suficientes para manter essas empresas em seu território.
c) A saída do Reino Unido da União Europeia reduziria, mediante políticas restritivas, o fluxo de trabalhadores imigrantes que são empregados como mão de obra barata pelas multinacionais, forçando o retorno de unidades de produção para os seus países de origem.
d) O principal motivo pelo qual as multinacionais sediadas no Reino Unido temem o Brexit é que a proposta apresentada pelo governo britânico foi construída sem a participação da representação dessas empresas, o que desencadeou a ativação de planos de transferência para (...).
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/9493466
Lute e acredite em seu potencial!