Respostas
Resposta:
Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em glândulas situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual. Contudo, não ocorre a hidrólise dos lipídios na boca, que são dirigidos até o estômago.
espero ter ajudado :)
A digestão inicia na boca com a presença da lipase lingual. Porém, como passamos pouco tempo com o alimento nesse local, a digestão é pequena.
Ao chegar no estômago, o processo continua por meio da lipase gástrica, que libera os ácidos graxos das posições 1 e 3 do triacilglicerol. Como produto, temos 2 moléculas de ácidos graxos livre e 1 monoacilglicerol. A ligação n-2 é forte e não consegue ser quebrada pelas enzimas.
É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão. Porém as moléculas precisam ser emulsificadas. Dessa forma, com a chegada do bolo alimentar no intestino ocorre a liberação dos hormônios colecistocinina (CCK) e secretina.
O CCK estimula a vesícula a liberar os sais biliares, enquanto a secretina estimula o pâncreas a lançar suas enzimas, entre elas a lipase pancreática.
Antes da ação enzimática, ocorrerá a emulsificação, processo no qual os sais biliares se ligam ao colesterol e triacilglicerol formando as micelas.
Como os sais minerais são anfipáticos, eles permitem a aproximação das enzimas para realizar o processo de digestão. É após esses processos que no intestino os enterocitos serão capazes de absorver essa gordura.