2) Os vasos sanguíneos podem ser diferenciados em estruturas específicas. Quais são es
estruturas?
Respostas
Resposta:
Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos. A seguir, veja algumas das principais características de cada uma das túnicas que formam os vasos sanguíneos.
HOME BIOLOGIA ANATOMIA HUMANA VASOS SANGUÍNEOS
VASOS SANGUÍNEOS
BIOLOGIA
Entender o que são vasos sanguíneos é fundamental para compreender melhor o sistema cardiovascular e como o sangue é transportado pelo nosso corpo.
Vasos sanguíneos são estruturas tubulares por onde o sangue circula, presentes em todo o organismo. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.
Leia também: Diferença entre veia, artéria e capilar
→ Estrutura dos vasos sanguíneos
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos.
Túnica íntima: Essa camada, que é a mais interna, é formada por células endoteliais que estão apoiadas em uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a qual pode apresentar algumas células de tecido muscular não estriado. Pode-se observar ainda a presença de uma lâmina elástica interna, separando a túnica íntima da túnica média. Essa lâmina é observada em artérias, não sendo, geralmente, observada em veias.
Túnica média: Essa túnica, que é a camada mediana, é constituída principalmente por células do tecido muscular não estriado. Entre essas células, existe uma quantidade variável de matriz extracelular, a qual possui, entre outros componentes, fibras elásticas e reticulares.
Túnica adventícia: Essa túnica, que é a camada mais externa, é formada principalmente por colágeno e fibras elásticas.