os arturos sao uma comunidade remanescente de quilombo, ou seja,uma comunidade que construiu em função de sua identidade negra e afrondescendente e por se reconhecerem como pertencentes a um território, a um lugar de memória.qual a importância de reconhecer a comunidade dos arturos como património imaterial?
Respostas
A comunidade negra Arturos descende de Camilo Silvério da Silva que, em meados do século XIX, chegou ao Brasil num navio negreiro vindo de Angola. Do Rio de Janeiro, Camilo foi enviado a Minas Gerais para trabalhar num povoado situado na Mata do Macuco, antigo município de Santa Quitéria, hoje Esmeraldas. Neste povoado, trabalhou nas minas e como tropeiro nas lavouras. Casou-se com uma escrava alforriada chama Felismiba Rita Cândida. Dessa união nasceram seis filhos.
Entre os irmãos, Artur Camilo Silvério foi o que mais prosperou. Nasceu em 1885, época da Lei do Ventre Livre e casou-se com Carmelinda Maria da Silva. Os dois tiveram 10 filhos e vieram morar em Contagem, na localidade conhecida então conhecida como Domingos Pereira, onde adquiriram a propriedade na qual ainda vivem seus descendentes.
Hoje, em sua quarta geração, fazem parte da comunidade 80 famílias, cerca de 500 pessoas.
A comunidade oferece um retrato da identidade cultural e das tradições dos negros africanos trazidos para o Brasil no período escravagista, bem como da miscigenação com a cultura portuguesa, que deu origem a um sincretismo que ora se comemora isoladamente, ora em companhia das comunidades que vivem a seu redor.
Entre as celebrações dos Arturos, destacam-se o Batuque (reconhecido como forma de expressão artística pelo Ministério da Cultura, que nomeou Dona Conceição Natalícia como mestre no batuque), a festa da capina denominada "João do Mato", a folia de Reis, a Festa da Abolição da Escravatura e, principalmente, o Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, festa popularmente conhecida como Congado. Eles também formam o grupo artístico Arturos Filhos de Zambi (deus dos negros da nação banto) que trabalha percussão, dança afro e teatro em torno da história dos negros.
Considerado um dos mais originais do Brasil, constitui grande e importante patrimônio histórico e cultural de Contagem.
A importância do reconhecimento dos Arturos como patrimônio imaterial se dá ao fato de que a existência dessa comunidade remonta a história do país, mantendo viva a memória da construção da identidade do povo brasileiro através dos eventos históricos ocorridos.
Os quilombos são comunidades que eram formadas por negros escravizados que haviam fugido dos postos de trabalho forçado. Nestas comunidades os indivíduos encontravam suporte para se estabelecer após a fuga além do apoio para resistir aos horrores da escravidão.
A comunidade quilombola Arturos, que possui este nome porque descende de Artur Camilo Silvério, foi criada no ano de 1888 no estado de Minas Gerais. Atualmente a comunidade abriga cerca de 450 pessoas que dividem uma propriedade coletiva.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20732324