Respostas
Resposta:
luto
Finitude Geral
O significado da morte e o processo de luto para os católicos
13/08/2020 Portal do Envelhecimento cristianismo, luto, morte
Tempo de Leitura: 11 minutos
Qual é a compreensão da morte e do processo de luto para os fiéis do Cristianismo Católico Romano? Como eles se relacionam com a realidade da morte? Quais são seus rituais?
Nazaré Jacobucci (*)
“O amor é tão forte quanto a morte” (Cântico dos Cânticos c.8, v.6)
OCristianismo tem sua origem na figura de Jesus Cristo, um judeu da Galileia, pois seus pais terrenos (Maria e José) eram judeus, descendentes de Abraão. Após o batismo, ele foi batizado por João Batista, Jesus começa a sua missão de levar a palavra de Deus e fazer milagres. No entanto, foram seus apóstolos (discípulos), como Pedro e Paulo, tempos depois de sua morte por volta da década de 50 d.C., que espalharam os ensinamentos e as histórias sobre Jesus em Roma e na Europa. O nome Jesus é a forma latina do grego Iesous, que por sua vez é a transliteração do hebraico Jeshua, ou Joshua, que significa “salvação”. E Cristo, ou Christos, é equivalente ao grego para a palavra hebraica Messias, que significa “ungido”. Assim, o termo Cristo ou Messias era um título, ao invés de um nome próprio.
Neste contexto, depois da morte de Jesus Cristo, o Cristianismo, denominação para os seguidores do Messias Jesus Cristo, se disseminou pelo Oriente Médio e pela Europa. Naquela época, o Império Romano dominava essas regiões. Inicialmente os romanos tinham sua própria religião, por isso perseguiam os cristãos. Mas no ano de 313 d.C. o Imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. Entretanto, somente no ano de 380 d.C. o Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.