Respostas
Resposta:
Você consegue imaginar como será a sua cidade daqui 30 anos? Especialistas das mais diversas áreas têm se debruçado sobre projetos e pesquisas para tentar entender como será o transporte coletivo do futuro. Aquilo que será construído nos próximos cinco anos será suficiente para atender a população por quanto tempo?
Nas grandes cidades o problema é mais grave. Locais que experimentaram um aumento populacional significativo nas últimas décadas viram as suas soluções de transporte coletivo ficarem pequenas para dar conta de um fluxo tão grande. Evitar que a “vida útil” de sistemas inteiros seja reduzida pela metade é uma das missões dos urbanistas.
A automação e o uso de dados para ordenar os meios de transporte de maneira mais inteligente são passos que estão sendo pensados nesse momento. Todavia, em se tratando de futuro, quais soluções podemos esperar que virão por aí?
Direção cada vez mais automatizada
Uma das maneiras encontradas para tornar o transporte coletivo mais ágil foi automatizar os sistemas. Uma reportagem publicada pela revista Exame apontou que em Paris, na França, o simples fato de automatizar algumas linhas de metrô permitiu a redução do intervalo entre um trem e outro de 105 segundos para 85 segundos. Essa simples diferença permitiu aumentar a capacidade de passageiros em quase 50%.
Explicação: