Respostas
Resposta:
Nesse processo, a célula captura uma partícula sólida, relativamente grande, através de prolongamentos citoplasmáticos chamados de pseudópodes. A partícula é então englobada e passa a integrar o citoplasma da célula.
O processo de fagocitose compreende duas fases principais, o englobamento da partícula e a digestão intracelular.
A fagocitose inicia com a formação dos pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. A proteína actina contribui com a formação dos pseudópodes, conferindo a sustentação mecânica para a fluida membrana plasmática.
Quando a partícula é englobada, forma-se uma vesícula que se desprende e penetra no interior da célula. Assim, passa a circular no citoplasma e recebe o nome de fagossomo, que significa “corpo ingerido”.
No interior da célula, o fagossomo une-se com os lisossomos, onde entra em contato com as enzimas digestivas. Nesse momento, forma-se o fagolisossomo, iniciando a digestão intracelular
Entre as células capazes de realizar fagocitose, podem ser destacadas algumas espécies de protozoários, como as amebas. Elas lançam os pseudópodes em direção ao seu alimento para capturá-lo, sendo o processo, portanto, fundamental para a nutrição desses seres.
Explicação: