Respostas
Resposta:
A Petróleos de Venezuela S.A é a empresa estatal venezuelana, responsável pela exploração, produção, fabricação, transporte e comercialização de hidrocarbonetos de maneira eficiente, rentável, segura, transparente e comprometida com a proteção ambiental, tendo por finalidade a promoção do desenvolvimento harmonioso do país, reforçando a utilização soberana dos recursos, potencializando o desenvolvimento endógeno e promovendo uma existência digna e benéfica para o povo venezuelano, dono da riqueza do solo nacional e único proprietário desta empresa operadora.
Conforme determinado pela Constituição da Venezuela, a totalidade das ações da Petróleos de Venezuela S.A., pertence ao Estado, em função da estratégia nacional e das soberanias política e econômica exercidas pelo povo venezuelano. Dessa forma, a PDVSA está sujeita ao Estado Venezuelano e, portanto, opera sob as orientações descritas em Planos Nacionais de Desenvolvimento, e em conformidade com as políticas, diretrizes, planos e estratégias para o setor de hidrocarbonetos, emitidos pelo Ministério de Energia e Petróleo.
A empresa estatal, fundada em 1975 pela Lei Orgânica, reserva ao Estado a industrialização e comercialização de hidrocarbonetos, e conta com trabalhadores empenhados na defesa da soberania energética e no dever de agregar maior valor possível aos recursos do petróleo, guiados pelos princípios da unidade de comando, trabalho em equipe, colaboração espontânea e uso eficiente dos recursos.
A defesa da Soberania Nacional é um valor transversal a todas as organizações da empresa, enfocando os conceitos de utilização soberana dos recursos energéticos do país, aumentando assim a soberania tecnológica, esta última entendida como a criação e inovação de tecnologias, projeto nacional que visa gerar empregos de qualidade, crescimento econômico e criação de riqueza e bem-estar para o povo venezuelano.
A PDVSA pretende uma maior eficácia no âmbito da gestão da comunicação, através da divulgação oportuna e efetiva dos aspectos relevantes ao povo venezuelano, a fim de facilitar o exercício do controle social.
Transparência e responsabilidade também são fatores fundamentais para a PDVSA. De acordo com este princípio, o desempenho do conselho de administração, da alta gerência e dos trabalhadores em geral, obedece aos mandatos de sobriedade, humildade, apego aos preceitos morais e da boa gestão sem ostentação de recursos próprios e da empresa.
Explicação: