O processo avaliativo que se tem na educação atual é reflexo de um sistema de avaliação que modificou-se a adaptou-se às necessidades de cada momento ao longo da história da educação no país. O que se tem nas avaliações em larga escala são resultantes desse processo histórico.
Considerando o contexto acima analise as alternativas e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Com o intuito do Estado verificar de maneira macro o desempenho dos estudantes no país, as avaliações educacionais em larga escala iniciaram no país na década de 1970.
Alternativa 2:
Os aspectos qualitativos, sociais, políticos e culturais passaram a ser considerados nas avaliações escolares e também nas avaliações de larga escala após a década de 1990.
Alternativa 3:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), foi implementado no país na década de 1990, após avanços significativos no desenvolvimento das avalições educacionais escolares e em larga escala no país.
Alternativa 4:
A política voltada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica, embora buscasse a melhoria da qualidade da educação, não tinha como foco a universalização do acesso a escola.
Alternativa 5:
A partir de 2005, o sistema de educação conta com a avaliação em larga escala denominada Prova Brasil, que avalia o desempenho dos estudantes em Língua estrangeira e geografia.
Respostas
Resposta: Alternativa 3
Explicação: pág.125 do livro politicas educacionais
Sobre o processo avaliativo no modelo de educação atual:
Alternativa 3: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), foi implementado no país na década de 1990, após avanços significativos no desenvolvimento das avalições educacionais escolares e em larga escala no país.
A avaliação é uma parte importante do processo educativo, ela serve tanto para descobrir o nível do aluno em determinados assuntos como também para avaliar o aproveitamento dos conhecimentos que ele está aprendendo.
Desde década de 90 os processos avaliativos tem melhorado bastante, antes o foco era tecnicista e buscava ranquear os alunos, até hoje ainda é comum que isso ocorra, mas é bem menos comum.
Na educação superior essa visão já é bem diferente, o foco é testar o aluno, não com o intuito de ranquear eles, mas para ajuda-los a entender as próprias limitações.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23886926