Reação dos trabalhadores ao ficarem desempregados por perderem seu emprego para as máquinas.
ME AJUDA
Respostas
Resposta:
Vemos que a modernização das empresas trouxe o desenvolvimento aos países, o aumento dos lucros, aumento da produção em larga escala, facilidade na criação de novos produtos, criação de novas fábricas, enfim, uma melhora muito grande em torno do desenvolvimento industrial. Mas apesar de surgir a cada dia novas tecnologias, junto com tudo isso notamos o crescimento do desemprego, já que para operar uma máquina moderna é necessário ao menos o ensino fundamental ou até mesmo o médio, coisa que no passado não era necessário e era normal a migração de nordestino e de outras pessoas de diversas regiões do país, que por muitas vezes analfabetos, para as grandes cidades em busca de emprego.
Apesar de o avanço tecnológico ter trazido um desenvolvimento ao país, junto veio o desemprego de milhares de seres humanos que não têm qualificação para manusear as máquinas, computadores e todo aparato moderno que estão sendo introduzidos diariamente nas empresas de grande e pequeno porte. O desemprego gera um grande sofrimento físico e moral às pessoas, ver-se sem condições de manter sua família, de alimentar seus filhos, de ter um teto para morar, sentir sua dignidade sendo esmagada, a exclusão social, a humanidade torna-se cada vez mais competitiva e fria. A modernização afeta a pessoa não só como trabalhador, mas também como ser humano, já que as emoções e os sentimentos estão seriamente comprometidos.
Não é o desemprego em si que é nefasto, mas o sofrimento que ele gera e que para muitos provém de sua inadequação àquilo que o define, àquilo que o termo “desemprego” projeta (...) A descida é vertiginosa. Os tormentos do trabalho perdido são vividos em todos os níveis da escala social. Em cada nível, ele são sentidos como uma prova opressiva que parece profanar a identidade de quem a sofre. Imediatamente vem o desequilíbrio e – injustamente – a humilhação; logo depois, o perigo.
A tecnologia não trouxe apenas o aumento de pessoas desempregadas, veio consigo o mercado informal que é cada vez maior, a dificuldade de estar inserido ao mercado de trabalho obriga a escolha de qualquer ocupação ou atividade fora do mercado de trabalho regular para assim poder se manter e manter sua família com um pouco de dignidade. Voltar ao mercado de trabalho torna-se cada dia mais difícil devido ao surgimento de subsetores, onde se contrata sem respeitar os direitos trabalhistas, com salários muito baixos e uma cartorária excessiva de trabalho.
Conclusão
É de grande importância a visão e a análise do Estado, do empresário e do trabalhador para ampliar o conhecimento e assim melhorar a tomada de decisões, é bastante complexo e problemático o futuro das relações de trabalho sob o aspecto da modernização e globalização dos mercados. As políticas públicas terão grande importância para os trabalhadores desempregados ou subempregados, pois o emprego será um dos maiores problemas sociais do futuro. As profundas mudanças provocadas pelos paradigmas de emprego fixo, das relações de trabalho e da proteção social, foram provocadas pelas novas tecnologias e pelos novos métodos de produzir e vender.
Onde não há condições para o trabalhador estudar e se aprimorar, como no Brasil, toda essa transformação mesmo afetando o trabalhador, poderá ser vista não só como um problema, mas também como vantagem obrigando-o a sair em busca de formação e especialização. Deverão assumir posições interativas para uma saudável construção da relação de trabalho o governo, os trabalhadores e os empresários. A demanda por profissionais mais preparados é inevitável e a reciclagem do profissional será frequente em nossa sociedade.
Ass.:
Tentei dar uma leve abreviada nos argumento mais espero que ajude.
Resposta:
Os tormentos do trabalho perdido são vividos em todos os níveis da escala social. ... Voltar ao mercado de trabalho torna-se cada dia mais difícil devido ao surgimento de subsetores, onde se contrata sem respeitar os direitos trabalhistas, com salários muito baixos e uma cartorária excessiva de trabalho.
Explicação:
Espero ter ajudado !