• Matéria: Filosofia
  • Autor: jairinholopes7339
  • Perguntado 4 anos atrás


. (Uem 2011) Jürgen Habermas (1929) pertenceu inicialmente à escola de Frankfurt, também conhecida como Teoria Crítica, antes de fazer seu próprio caminho de investigação filosófica.
Sobre o pensamento de Jürgen Habermas, assinale o que for correto.
a) Ao afastar-se da Escola de Frankfurt, Jürgen Habermas abandona, ao mesmo tempo, a teoria crítica da sociedade e a crítica da razão instrumental. 
b) Ao contrário de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, Jürgen Habermas continua fiel ao materialismo histórico, ou seja, à ortodoxia marxista. 
c) A relação posta pela Filosofia positivista entre o objeto da investigação científica e o sujeito que investiga é, para Jürgen Habermas, o caminho a ser adotado por uma racionalidade que deseja a emancipação humana. 
d) A racionalidade comunicativa, contida na Teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, elabora-se na interação intersubjetiva, mediatizada pela linguagem de sujeitos que desejam alcançar, por meio do entendimento, um consenso autêntico. 

Respostas

respondido por: jjjj29
21

Resposta:

A RESPOSTA CORRETA É A LETRA (B)

respondido por: larissamagrani
23

Jürgen Habermas, filósofo alemão nascido em 1929, explora conceitos como linguagem e comunicação, especialmente no seio político (LETRA D).

Habermas começou seu percurso filosófico na Escola de Frankfurt e teve influência de autores como: Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. Contudo, rompeu com os ideias da Escola ao elaborar "Teoria da ação comunicativa".

Ele afirma que é possível ressiginicar o discurso na esfera política, trazendo elementos que ativem a racionalidade humana que se unem na interação entre as pessoas através da linguagem e da comunicação ativa. Assim, é por meio do discurso que o consenso real pode acontecer.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/22756991

Anexos:
Perguntas similares