• Matéria: Ed. Física
  • Autor: antunessara947
  • Perguntado 4 anos atrás

Fake News são notícias falsas publicadas em meios de comunicação como se fossem verdadeiras, com o objetivo de tornar um ponto de vista legítimo. Elas têm um grande poder de disseminação devido, principalmente, à sua divulgação em redes sociais. Os impactos provocados pela divulgação desenfreada das fake news acometem as áreas políticas, sociais, econômicas e da saúde, podendo comprometer a saúde pública e o bem-estar social.

Diante desse cenário, o qual vem sendo cada vez mais frequente, e com base nas repercussões das fake news em nossa vida pessoal e acadêmica, torna-se necessário discutirmos sobre as nossas práticas, para que sejam baseadas em evidências científicas. A prática baseada em evidências é uma abordagem que une o conhecimento das melhores evidências, que resultam das diversas pesquisas científicas, com a experiência profissional e respeito à autonomia do paciente para a tomada de decisão.

O uso da prática baseada em evidências pelos profissionais da saúde, é considerada como uma forma coerente, segura e sistematizada para oferecer qualidade na assistência e a otimização dos recursos, alcançando a eficácia e a relação custo-benefício da prestação de cuidados em saúde. De acordo com as melhores práticas, o profissional deve verificar a existência de evidências com alto grau de recomendação para fundamentar suas técnicas, ou mudar suas crenças e condutas.
Diante da importância da prática baseada em evidências na atuação profissional, gostaria de propor um exercício diferente! Peço para que você escolha um estudo epidemiológico recente, que tenha sido realizado na área da Educação Física, e que contribuiu de alguma forma com as práticas dessa profissão. A partir disso, você deve compartilhar com seus colegas aqui no fórum para discutirmos e disseminarmos cada vez mais o conhecimento científico! Proponho que apresente o estudo da seguinte forma:

1. Título

2. Objetivo do estudo

3. População de estudo

4. Tipo do estudo: descritivo (estudo de caso, relato de caso), analítico (transversal, coorte, caso-controle, ecológico), ou experimental

5. Principais resultados

6. Importância desse estudo.

Respostas

respondido por: winederrn
2

1) A importância do combate às fake news

2) O objetivo do estudo é mostrar como as fake news ou notícias falsas podem estragar reputações de pessoas e demais organizações públicas e privadas.

3) Nesse caso, a população de estudo pode ser os jovens de 18 a 34 anos que estão diariamente nas redes sociais online da sua localização geográfica.

4) O estudo é apenas descritivo, ou seja, tem o objetivo de descrever o assunto e apresentar possíveis consequências negativas da disseminação das fake news. Desse modo, esse estudo possui caráter exploratório.

Conceito de fake news ou notícias falsas: são exposições tendenciosas que possuem o objetivo de destruir reputações de pessoas (conhecidas do grande público) e organizações públicas e privadas.

Consequências: destruição da imagem pessoal de alguém, criação de redes de ódio na internet (haters) e compartilhamento de pós-verdades (fatos não comprovados).

5) Os resultados podem ser resumidos na percepção de cada um sobre as consequências negativas que são geradas pelo compartilhamento de notícias falsas.

6) Esse estudo é importante para a conscientização do combate às fake news, que causam prejuízos a pessoas e demais organizações da sociedade.

Lute e acredite em seu potencial!

Perguntas similares