• Matéria: Sociologia
  • Autor: ivanildearoucha1
  • Perguntado 4 anos atrás

1.0 que o detentor de poder precisa fazer para manter sua dominação?
2. Para Weber, qual é o conceito de Estado?
3. Como se deu a passagem do estado de natureza para o Estado, segundo
Hobbes e Locke?
4. Qual é a principal diferença entre parlamentarismo e presidencialismo?
5. Por que dizemos que, em um sistema com dois partidos (ou dois blocos de
partidos), a competição entre eles fará com que se tornem menos radicais?​

Respostas

respondido por: maurineymatos2020
10

Resposta:

Para manter a dominação o detentor do poder precisa de legitimidade, que é concedida, de acordo com os esquemas de Weber, de três principais modos: dominação carismática, dominação tradicional e dominação legal.

No modelo de dominação carismática, o poder é conferido por meio de uma autoridade que é reconhecida na própria pessoa do soberano, que seria, por sua natureza, superior aos mortais. É um tipo comum nas teocracias (onde o soberano fala com os deuses) e nos movimentos messiânicos.

No modelo de dominação tradicional, a legitimidade é concedida por um mecanismo de repetição de ritos e hábitos estabelecidos no passado: a dominação é legítima pois assim sempre o foi. É comum, por exemplo, em sociedades patriarcais, onde as figuras paternas dominam, como antes dominaram os seus pais.

No modelo de dominação legal (também chamado, por vezes, de burocrático ou racional) a legitimidade é concedida por meio do aparato legal que governa o Estado. As leis, os juízes e todo o corpo do funcionalismo público "fundamentam" a autoridade do Presidente, Primeiro-Ministro e demais figuras públicas. É neste modelo que se encaixam a maioria dos Estados Modernos.

Perguntas similares