Respostas
Resposta:
Os povos-novos, dentre os quais se inclui o Brasil, originaram-se da conjunção de matrizes étnicas diferenciadas como o colonizador ibérico, indígenas de nível tribal e escravos africanos, imposta por empreendimentos coloniais-escravistas, seguida da deculturação destas matrizes, do caldeamento racial de seus contingentes e de sua aculturação no corpo de novas etnias. Sua característica distintiva é a de species-novae no plano étnico, já não indígena, nem africana, nem européia, mas inteiramente distinta de todas elas. Ao contrário dos Povos-Transplantados que conservam o perfil europeu e dos Povos-Testemunho das Américas que conduzem dentro de si as duas tradições originais sem conseguir fundi-las, os Povos-Novos concluíram sua auto-edificação étnica, no sentido de que não estão presos a qualquer tradição do passado. São povos em disponibilidade, uma vez que, tendo sido desatrelados de suas matrizes, estão abertos ao novo, como gente que só tem futuro com o futuro do homem.
Explicação:
eu espero ter ajudado :)
Darcy Ribeiro classifica o Brasil como uma nação de "povos-novos" porque a nação brasileira é composta por diferenças indivíduos das mais variadas matrizes éticas, dentre as quais pode-se evidenciar os indígenas tribais, o colonizador europeu, bem como os africanos que foram escravizados no Brasil colônia.
Os povos novos
Em suma, esse conceito refere-se a um territorio que é constituído por diversas formações culturais, éticas e populacionais, o que assegura maior pluralidade na constituição território brasileira.
Saiba mais sobre Darcy Ribeiro em: https://brainly.com.br/tarefa/3256748