• Matéria: História
  • Autor: laika05122019
  • Perguntado 4 anos atrás

1. No Antigo Regime francês ocorrido no século XVIII era composto pelo 1º Estado, o clero, o 2º Estado, a nobreza e o 3º Estado, os camponeses, trabalhadores urbanos e a burguesia. O clero (membros da igreja) possuía muitas terras e cobrava dizimo e taxas sobre batismo, casamento e sepultamento e os camponeses, trabalhadores urbanos e a burguesia (composição do 3º Estado) pagavam impostos exorbitantes. Aponte a afirmativa que revela como vivia o 2° Estado: 

a) O 2° Estado viviam de forma semelhante ao 3° Estado. Trabalhavam no campo e/ou em trabalhos urbanos e em comércios. Tinham direitos equivalentes aos dos burgueses, uma vez que a partir de conquistas políticas conseguiram alcançar uma sociedade mais justa.

b)O 2º Estado, composto pela nobreza, possuíam terras, poder e privilégios. Vivia à custa do Estado ou da exploração do trabalho dos camponeses, esses não pagavam impostos. Dentro do 2º Estado estavam a nobreza cortesã, provincial e a de toga.

c) O 2° Estado pagavam impostos exorbitantes. A nobreza cortesã e a provincial viviam em situação de miséria e não tinham liberdade econômica, assim não podiam participar das decisões políticas.

d)O 2º Estado vivia em situação de privilégio, pois através de reivindicações conseguiram garantir uma vida justa, tudo isso baseado em direitos de liberdade e igualdade.

2. Dentro da Convenção Nacional vão surgir grupos políticos do Terceiro Estado que passam a se defrontar em seus ideais e desejos políticos, entre eles os Girondinos e os Jacobinos. Os Girondinos representavam sobretudo a alta e média burguesia, composto por banqueiros, armadores, industriais e comerciantes. Os Jacobinos tinham posicionamentos mais radicais e promoveram reformas no país e perseguição a todos aqueles que se opunham a eles. Assim os jacobinos dão início a uma nova fase governamental na França. Indique algumas práticas desse período jacobino denominado “Terror”. *

1 ponto

a) Houve a tomada dos direitos garantidos aos membros do Terceiro Estado. Os camponeses e os Sans-culottes conseguiram, através de protestos pacíficos, adquirir uma participação significativa na sociedade francesa, bem como na política do país.

b) Ocorreram manifestações organizadas pelo Primeiro Estado, onde o clero exigia junto aos jacobinos uma maior participação da política e o retorno aos seus privilégios existentes anos antes do início do processo revolucionário na França.

c) Com os jacobinos no poder da Convenção Nacional é determinado que todos os direitos políticos seriam encarregados apenas ao grupo de banqueiros, armadores, industriais e comerciantes. Esse período foi um “Terror” para os camponeses.

d) Os Jacobinos representavam a pequena burguesia e as camadas populares e desejavam aprofundar a revolução, assim houveram condenações injustas e perseguições por motivos pessoais. Os líderes jacobinos entram em desavenças e os jacobinos perdem-se em seus ideias. Mais de 17 mil pessoas foram guilhotinadas nesse período.

Respostas

respondido por: cristianovalenga
1

Resposta:

1

B )O 2º Estado, composto pela nobreza, possuíam terras, poder e privilégios. Vivia à custa do Estado ou da exploração do trabalho dos camponeses, esses não pagavam impostos. Dentro do 2º Estado estavam a nobreza cortesã, provincial e a de toga.

2

C ) Os Jacobinos representavam a pequena burguesia e as camadas populares e desejavam aprofundar a revolução, assim houveram condenações injustas e perseguições por motivos pessoais. Os líderes jacobinos entram em desavenças e os jacobinos perdem-se em seus ideias. Mais de 17 mil pessoas foram guilhotinadas nesse período.

Explicação:

1

O 2º Estado, composto pela nobreza, possuíam terras, poder e privilégios. Vivia à custa do Estado ou da exploração do trabalho dos camponeses, esses não pagavam impostos. Dentro do 2º Estado estavam a nobreza cortesã, provincial e a de toga. A nobreza de Toga provinha de burgueses que pagavam pela seu título de nobre.

2

Os Jacobinos representavam a pequena burguesia e as camadas populares e desejavam aprofundar a revolução, assim houveram condenações injustas e perseguições por motivos pessoais. Os líderes jacobinos entram em desavenças e os jacobinos perdem-se em seus ideias. Mais de 17 mil pessoas foram guilhotinadas nesse período. Aproveitando desse momento de instabilidade, os girondinos conseguem retornar ao controle da nação.

Marca como melhor resposta por favor

Perguntas similares