1) Qual era o papel dos Estados Nacionais na expansão marítima?
Quais os fatores que levaram a Portugal e Espanha a saírem na
dianteira no período do novo empreendimento colonial?
2) O mercantilismo tem como base quais atividades econômicas?
Qual era o papel da metrópole no pacto colonial?
3) Qual era os diferentes mercantilismos?
Compare as suas diferenças no processo colonial?
Respostas
Resposta:
1) O desenvolvimento da navegação marítima marcou a busca por expansão territorial dos Estados Nacionais Modernos. Os reis almejavam conquistar riquezas no além-mar, obtendo novos mercados e expandindo o comércio.
Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda,
Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra,
Desejo de expandir a fé cristã,
Necessidade de novos mercados.
Outros fatores como: posição geográfica favorável, conhecimentos náuticos, criação precoce de um estado nacional, ajudaram Portugal a ser o primeiro país a se lançar nas Grandes Navegações
2) O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos.
A relação entre a metrópole portuguesa e sua colônia na América era regulada pelo pacto colonial, que determinava a dominação da segunda pela primeira. Era da metrópole, portanto, o monopólio de toda a produção econômica da colônia. .
3) Colbertismo – também chamado de mercantilismo industrial, que visava abastecer o mercado brasileiro e diminuir as importações de outros países europeus. Mercantilismo Comercial e Marítimo – baseava-se na teoria de comprar barato e vender caro.
Metalismo ou Bulionismo ESPANHA
É caracterizado pela riqueza obtida através de metais ou materiais preciosos. É considerada a mais tradicional e antiga do mercantilismo.
Mercantilismo Comercial INGLATERRA
Inicialmente o mercantilismo na Inglaterra foi considerado comercial, e por fim considerado como industrial. Os ingleses possuíam uma completa marinha mercante e de guerra, além de contarem com o apoio de corsários, devido a esses excelentes provimentos a Inglaterra conseguiu ampliar as suas riquezas através do comércio internacional de mercadorias.
Colbertismo FRANÇA
Baseada em produções agrícolas e em artigos luxuosos com intuito de exportação. Também em forma industrial.