Observe os calendarios de diferentes culturas cada um possui características próprias. Cada um deles começa a contagem do tempo a partir de um evento histórico diferente para cada sociedade/cultura. Faça a descrição de cada um dos calendários e explique as diferenças que existem entre eles. Os calendarios sao judaico, chines, cristao e muçumano
Respostas
Resposta:
O calendário judaico (denominado luach, em hebraico) é o tipo de calendário que o povo judeu utiliza para a contagem do tempo e comemoração de aniversários, festividades, casamentos, falecimentos, celebrações religiosas e outras solenidades. De acordo com os hebreus, os anos passaram a ser contados a partir do que eles acreditam ser a criação de Adão. Em 2021, estamos no ano 5781 do calendário judaico que iniciou no dia 19 de setembro de 2020 e terminará em 6 de setembro de 2021.
O calendário chinês é o sistema de contagem do tempo mais antigo da história. Ainda antes de Cristo os chineses o adotaram, até o mesmo ter sido substituído pelo calendário gregoriano em 1949. O calendário chinês é utilizado apenas na comemoração de datas importantes, tais como para escolher a data de casamento ou da abertura de um negócio, para comemorar o Ano Novo Chinês, entre outros. O calendário chinês é lunissolar. Isso significa que ele utiliza o Sol e a Lua na sua contagem. De acordo com o ciclo lunar, o ano teria 354 dias, no entanto, para estar em sincronia com o ciclo lunar, a cada três anos um mês é acrescentado ao calendário. É o acontece de forma parecida com o nosso calendário, quando a cada 4 anos, nos anos bissextos, é acrescentado 1 dia no mês de fevereiro. No calendário chinês, cada ciclo tem a duração de 12 anos, os quais têm o nome de um animal, na seguinte ordem: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. Cada vez que acaba um ciclo, com o ano do porco, começa um novo, com o ano do rato.
O calendário muçulmano ou calendário hegírico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias ao longo de um ano com 354 ou 355 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando primeiro crescente visível da Lua aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar. Este calendário baseado no ano lunar não corresponde aos calendários do ano solar. Os meses islâmicos retrocedem a cada ano que passa em relação aos calendários baseados no ano solar, como o Calendário Gregoriano, por exemplo. Uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos acabam por circular por todas as estações.
O Calendário Cristão ou Gregoriano esse é o calendário usado atualmente no Brasil e em grande parte do mundo. Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo. Os Calendários Cristãos têm anos de 365 ou 366 dias divididos em 12 meses que não estão relacionados ao movimento da Lua. Paralelamente a esse sistema, flui o conceito de "semana", em que os dias estão agrupados em conjuntos de sete. Esses conjuntos vão se sucedendo sem manter relação direta com a Lua, o Sol ou qualquer outro astro. Possivelmente o conceito de semana surgiu da necessidade religiosa de se homenagear cada uma das sete divindades astronômicas então conhecidas (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) comum dia diferente para cada.
Espero ter ajudado! :)