• Matéria: Biologia
  • Autor: mavirafaelly
  • Perguntado 4 anos atrás

Quais são as principais características do processo de globalização e quais são as suas consequências para o mundo do trabalho?

Respostas

respondido por: tiacharliedechernoby
0

Resposta:

As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. O processo de globalização e internacionalização da economia esteve acompanhado de uma série de transformações nas estruturas elementares do sistema capitalista, que conheceu a sua integração mundial.

Explicação:

espero ter ajudado :))

respondido por: lilianobre1
0

Resposta:

As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal, entre outros.

As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. O impacto da terceirização da economia, em resumo, é o aumento da precarização do trabalho.

Em linhas gerais, podemos destacar que ocorreram significativas mudanças estratégicas para a ampliação dos lucros dos investidores, com o consequente impacto sobre a classe dos trabalhadores.

Um exemplo comum de terceirização são os sistemas de vigilância dos bancos executados não mais por estes, mas sim por empresas especializadas nesse tipo de serviço.

O impacto da terceirização da economia, em resumo, é o aumento da precarização do trabalho. Ao mesmo tempo em que a empresa investidora reduz os custos com o serviço realizado, a empresa terceirizada oferece uma remuneração média muito inferior aos seus funcionários, que também passam a dispor de uma menor estabilidade em seus empregos. Afinal, para o serviço terceirizado ser rentável para as empresas, o custo da terceirização precisa ser menor, o que passa pela redução da folha salarial dos empregados.

Além disso, entre os aspectos da globalização que geram impactos sobre o mercado de trabalho, podemos citar o crescimento da produção flexível, também conhecida como toyotismo. Essa modalidade da produção industrial, ao contrário do que ocorria no sistema fordista, passou a pautar-se pela flexibilização da produção, ou seja, conforme a demanda, ao passo que anteriormente a produção era em massa. No âmbito das relações de trabalho, o funcionário que antes se limitava à realização de funções mecânicas e repetitivas começou a ser mais multifuncional, ocorrência que passou a exigir maior formação técnica e um maior deslocamento no âmbito produtivo.

Perguntas similares