A Escola do Legislativo de uma unidade da federação está disposta a contribuir com o processo de formação complementar dos servidores públicos do Poder Legislativo no estado e, para tanto, adotou a estratégia de realização de workshops para discussão de temas e mecanismos de pesquisas passíveis de utilização no âmbito da gestão pública. Como as atividades do workshop devem ser práticas, a primeira proposta de atividade será a coleta de dados junto a um público específico de eleitores que votaram nos candidatos eleitos ao cargo de vereador na última eleição, os quais formam um conjunto bem específico e cuja localização exigirá conhecimento sobre técnicas amostrais, conforme evidenciado em Gimenes (2019).

GIMENES, E. R. Métodos de pesquisa aplicados à gestão pública. Maringá: Unicesumar, 2019.

Na situação hipotética anteriormente descrita, a técnica amostral indicada para coleta de dados junto aos eleitores de candidatos eleitos na última eleição para vereador é:
Alternativas
Alternativa 1:
Por conveniência.

Alternativa 2:
Aleatória simples.

Alternativa 3:
Bola-de-neve.

Alternativa 4:
Estratificada.

Alternativa 5:
Por cotas.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
3

A técnica amostral indicada para a coleta de dados descrita é a estratificada. Alternativa 4: Estratificada.

A amostra aleatória estratificada compreende o tipo de amostragem comumente utilizado quanto a coleta de dados precisa ser feita de forma que os as informações de interesse da população e as características dessa população estejam relacionadas.

É um tipo de amostra probabilística que divide toda a população em diferentes subgrupos ou estratos, resultando em grupos onde um indivíduo só faça parte do mesmo. Pode ser dos seguintes tipos: proporcional e uniforme, por exemplo.

Bons estudos!

Perguntas similares