Respostas
Resposta:
Pela primeira vez na história, o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu uma cidade da América do Sul, o Rio de Janeiro, para sediar o maior evento esportivo do mundo. Madri, Chicago e Tóquio eram as outras candidatas a sediar a 31ª edição dos Jogos Olímpicos, em 2016. Competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, a grande festa do esporte. Os Jogos Olímpicos são um dos mais importantes eventos do planeta, mobilizando populações de centenas de países e emocionando a todos com vitórias, recordes e histórias de superação, relata o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). De quatro em quatro anos, uma cidade do mundo tem o privilégio de sediar os Jogos. Nela, competidores e torcedores se misturam e, durante pouco mais de duas semanas, ajudam a preservar e fortalecer o espírito olímpico. Além de maiores, as Olimpíadas também são um dos mais antigos eventos esportivos da história da humanidade. Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. Eles eram uma homenagem a Zeus - maior divindade segundo a mitologia grega - e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. A vitória nos Jogos Olímpicos consagrava o atleta e proporcionava glória também à sua cidade de origem. A celebração dos Jogos Olímpicos durou até o ano de 394 d.C., quando, por questões religiosas, foi banida pelo imperador romano Teodósio I. O imperador teria prometido ao bispo de Milão converter-se ao catolicismo. Em troca acabaria com todas as festas pagãs.
Segundo o COB, o renascimento das Olimpíadas só aconteceu cerca de 1500 anos depois, graças aos esforços de um pedagogo e esportista francês, o barão Pierre de Coubertin, que viu no esporte e nos ideais olímpicos gregos uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano. Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, sem o caráter religioso, ocorreram em Atenas, no ano de 1896. Nessa primeira edição das Olimpíadas da era moderna, participaram 285 atletas de 13 países, que disputaram as modalidades de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.
Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos, no mesmo ano dos Jogos Olímpicos tradicionais. De 1994 para cá, passaram a acontecer de forma alternada. Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paraolímpicos, em que competem atletas com deficiências. A inspiração veio de 1948, quando Sir Ludwig Guttmann organizou, em Londres, uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial. Doze anos depois, a cidade de Roma recebia 400 atletas nos primeiros Jogos Paraolímpicos da história. Desde então, outras 12 edições do evento foram realizadas - a mais recente em Pequim.
ESPERO TER AJUDADO,BOMS ESTUDOS!