A hipercortisolemia é característica da síndrome de Cushing, ou seja, o indivíduo apresenta níveis excessivamente elevados de cortisol circulante de forma crônica. Pode ocorrer basicamente por duas vias, sendo a primeira devido ao uso de medicamentos e a segunda por consequência de um tumor na glândula suprarrenal ou na hipófise. Os sintomas mais comuns nesse tipo de doença endócrina envolvem ganho de peso corporal, redução na massa muscular, hipertensão arterial, depressão, entre outros.
Considerando esse contexto, analise as seguintes informações:
I. A antropometria é parte da avaliação clínica do paciente com síndrome de Cushing, o índice de massa corporal é necessário na avaliação pois é um bom indicador de massa magra e massa gordurosa.
II. A obesidade apresenta incidência elevada na síndrome de cushing e aumenta as chances de desenvolver diversas comorbidades secundárias. Manipular a o consumo calórico deve ser a primeira escolha de tratamento.
III. Somatória de dobras e bioimpedância são duas opções para a avaliação clínica de pacientes com síndrome de cushing. Por meio destas ferramentas é possível obter a composição de tecidos adiposo e muscular.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
III, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I, apenas.
d.
II, apenas.
e.
II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
E
Explicação:
II e III, apenas.
correção pelo AVA
respondido por:
0
Resposta:
II e III, apenas.
Explicação:
CORRETO PELO AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás