• Matéria: Português
  • Autor: PinheiroRogéria
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia a citação abaixo: "Sua precaução reduzia-se a tomar cuidado na hora perigosa da tarde, quando a casa estava vazia sem precisar mais dela, o sol alto, cada membro da família distribuído nas suas funções. Olhando os móveis limpos, seu coração se apertava um pouco em espanto. Mas na sua vida não havia lugar para que sentisse ternura pelo seu espanto – ela o abafava com a mesma habilidade que as lides em casa lhe haviam transmitido. Saía então para fazer compras ou levar objetos para consertar, cuidando do lar e da família à revelia deles. Quando voltasse era o fim da tarde e as crianças vindas do colégio exigiam-na. Assim chegaria a noite, com sua tranquila vibração. De manhã acordaria aureolada pelos calmos deveres. Encontrava os móveis de novo empoeirados e sujos, como se voltassem arrependidos. (...) Estava bom assim. Assim ela o quisera e escolhera." (Clarice Lispector. “Amor”. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 2009, p. 20-21.) Nos estudos sobre a obra de Clarice Lispector, os críticos costumam relacionar o efeito buscado pela autora com a retomada do espanto, da novidade, por meio da literatura. Desse modo, na passagem citada, observamos que: Escolha uma opção: a. a personagem busca a todo tempo construir situações em que ela resgate essa surpresa que o mundo deve nos provocar. b. a personagem reserva o horário da tarde para experimentar prazerosamente a sensação de espanto que as atribulações cotidianas impedem. c. a personagem experimenta a possibilidade de viver fora de suas funções específicas com espanto, revelando um alto grau de opressão. d. a personagem espanta-se com a possibilidade de libertar-se de suas funções, e é esse o momento que a impulsiona para o clímax do conto.

Respostas

respondido por: yuri14rodrigues
2

d. a personagem espanta-se com a possibilidade de libertar-se de suas funções, e é esse o momento que a impulsiona para o clímax do conto.

O clímax deste conto é motivado após a percepção que a personagem principal tem.

O conto é um gênero de aspecto literário (o que conta uma narrativa). Nele, as histórias do texto sempre apresentam apenas um único clímax, assim como o seu próprio universo, juntamente com seus personagens e acontecimentos de origem imaginária ou de ficção.

Ele apresenta características diversas, como:

  • Um narrador, que é a voz dentro da história. Podendo ser narrador-personagem, narrador-observador (não participa do conto) ou narrador-onisciente (sabe de tudo no conto);
  • Conflito, que é um acontecimento ou uma ação que irá mover a trama principal do conto;
  • O conto tem um tamanho pequeno, mesmo com sua estrutura fechada de início, meio e fim.

 

 

Perguntas similares