Entender o início da Primeira Guerras é complexo, pois foi uma união de diversos fatores.Escreva e explique esses fatores que levaram ao terrível conflito de 1914.
Respostas
Resposta:
os principais fatores causadores do conflito foram, o imperialismo e expansão de países, tensões nacionalistas, o revanchismo francês, corrida armamentista, conflito nos Balcãs o estopim do conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando e sua esposa.
Explicação:
• imperialismo : França, Rússia e Grã-Bretanha estavam incomodadas com a crescente expansão da Alemanha. após a unificação da Alemanha eles foram em busca de novas colônias e países como a França viam seus interesses atingidos nessa expansão
•nacionalismo e corrida armamentista : A Alemanha liderava o movimento conhecido como pangermanismo, esse pensamento reforçava a expansão dos territórios alemães criando a ideia de que a Alemanha deveria se tornar uma potência econômica e militar na Europa.
• Revanchismo francês: A França ainda guardava ressentimentos da humilhante derrota Franco-Prussiana, a Prússia que posteriormente se declararia como o império alemão. O ponto de maior ressentimento foi a assinatura do termo de rendição feita na galeria dos espelhos, no Palácio de Versalhes.
• Assassinato de Francisco Ferdinando: herdeiro do Império austrio-hungaro no dia 28 de junho de 1914 em uma emboscada, este foi um dos pontos considerados como o último ato para o início do conflito.
• conflito nos Balcãs: conflito austria-hungria e servia, os países tinham interesse em anexar a Bósnia aos seus territórios e a Sérvia, o movimento sérvio era apoiado pela Rússia em um movimento chamado de Pan-eslavismo, onde todos seriam comandados pelo czar russo.
O conflito acabou com a seguinte divisão
a tríplice entente: composta por Rússia, Grã-Bretanha e França
e tríplice aliança: composta por Alemanha, austria-hungria, império otomano e Itália