Respostas
Resposta:
1- Um dos principais fatores que levou à colonização europeia do globo, tanto nos séculos XV e XVI, quanto nos séculos XVIII, XIX e XX, foi a mentalidade pré-progressista dos governantes e burgueses europeus.
O progresso, marcadamente nos últimos três séculos, foi o mote para muitas das intervenções extra-nacionais, que envolveram a invasão e exploração de diversos povos, com base na justificativa de que os povos europeus eram superiores aos povos dominados na Ásia e na África.
Essa mentalidade se expresso, especialmente no século XX, com uma noção eugenista, que defendia inclusive a execução ou esterilização de indivíduos e grupos humanos considerados inferiores.
2- As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.
3- Esse comércio era realizado por meio das caravanas árabes, que traziam as especiarias indianas, como o açúcar, o cravo, o gengibre, o coentro e outros por rotas terrestres. Os povos árabes controlavam esse trajeto, bem como as cidades italianas.
4-Os portugueses tinham experiência em mar aberto devido a pesca, pois um dos meios de sobrevivência dos portugueses era a pesca em alto mar. E também, porque portugueses tinham desenvolvido equipamentos necessários a navegação como a bussola, os mapas e a caravela
5- As Índias (plural de Índia, o território de referência) foi a forma como até ao início do século XIX os europeus designaram várias regiões, primeiro na Ásia e depois na América. O termo incluiu as Índias Orientais (no sudeste asiático) e as Índias Ocidentais (as Caraíbas).
Explicação: