1 - Porque nós podemos dizer que os indígenas representam umas das expressões mais importantes do espaço geográfico e cultural brasileiro?
2 – Porque não é correto chamar os indígenas de índios?
3 – Cite duas contribuições da cultura indígena para o nosso dia a dia.
4 – Quantos indígenas se estima que existiam na época da invasão portuguesa? E quantos existem hoje?
5 – Que motivos levam os indígenas a aprender a língua portuguesa?
6 – Como se chama o conjunto de leis que defende os direitos dos indígenas?
7 – Em qual Região Brasileira existe maior população indígena? E qual possui a menor?
Respostas
1-Apesar do processo de colonização ter sido responsável por dizimar boa parte dessa população, bem como ter operado a quebra de seus costumes, muitos de nossos hábitos, manias e expressões estão relacionados com eles. Dessa forma, podemos dizer que as culturas e falas dos índios estão presentes em todos os brasileiros.
2-
A palavra indígena diz muito mais a nosso respeito do que a palavra índio. A palavra índio gera uma imagem distorcida. Já indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros. ...
3-
Os índios influenciaram em diversos fatores, na alimentação, nos utensílios artesanais, brinquedos típicos criados por eles, pela medicina através das plantas, e a cultura deles que atribuiu a nossa cultura e houve essa mescla, mesmo que ainda exista racismo, nos dias de hoje a inclusão indígena é um progresso.
4-Na época da invasão portuguesa, estima-se que a população indígena era de mais de cinco milhões na região que hoje chamamos de Brasil.
5-Para ele, aprender português é a forma que os indígenas têm de conhecer e lutar pelos seus direitos: “A Constituição garante que nossos direitos são iguais [aos dos não indígenas]. Ela garante, mas não está escrita em nossa língua.
6-
"Estatuto do Índio" é o nome como ficou conhecida a lei 6.001. Promulgada em 1973, ela dispõe sobre as relações do Estado e da sociedade brasileira com os índios.
pib.socioambiental.
7-
Em números absolutos, a maior população indígena do país reside no Amazonas (168,7 mil pessoas, ou 20,6% da população indígena do país) e a menor no Rio Grande do Norte (2,5 mil, ou 0,3%).