Na década de 1970, Malcolm Knowles define a andragogia como a arte ou a ciência de orientar o aprendizado nos adultos. A palavra de origem grega apresenta como significados: andros-adulto e gogos-educar. Desta forma, a Pedagogia direciona seus estudos para a educação de crianças, ao ponto que a andragogia dedica esforços na arte de ensinar os adultos e de compreender sua atuação na escola. No Brasil, os estudos referentes ao ensino dos adultos se concentram na Educação de Jovens e Adultos. Contudo, a andragogia oferece subsídios com alternativas de ensino diferentes para o processo de ensino e aprendizagem. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Respostas
Resposta:
c
Explicação:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Quanto à Andragogia, a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Andragogia: como deve ser o processo de ensino?
A palavra Andragogia deriva do grego "andros" que significa "adulto" e "gogos" que significa "educar". Nesse sentido, enquanto ciência, busca compreender como os adultos aprendem e quais teorias são mais efetivas.
Sobre esse aspecto, têm-se que o adulto, graças às suas experiências de vida e sua visão da realidade, tende a valorizar conhecimentos que façam a diferença em sua vida, seja porque solucionam problemas ou porque os desafiam.
Por isso, na Andragogia, o processo de ensino deve incluir elementos que façam parte do cotidiano do aluno, de suas necessidades, integrando conhecimento e prática.
Neste contexto, a educação é centrada no aluno e o professor não necessariamente cumpre papel de autoridade, tendo em vista que o aluno, adulto, é plenamente capaz de se autodirigir. Além disso, uma posição firme e de autoridade pode não favorecer o processo de aprendizagem, criando ressentimentos e/ou resistências.
Como acredito que sua pergunta esteja incompleta, colocarei abaixo a parte que imagino estar faltando:
I - Na andragogia, o processo de ensino e aprendizagem se encontra voltado para as necessidades da vivência do aluno na sociedade, com atividades que integram ações do cotidiano com os conteúdos estudados.
PORQUE
II - O professor deve se posicionar de forma firme, enquanto autoridade para auxiliar os alunos nas participações, ponderando sempre suas colocações com os conhecimentos sobre os assuntos estudados.
Aprenda mais sobre Andragogia:
https://brainly.com.br/tarefa/16558322
#SPJ5