O bullying no contexto escolar tem acontecido com frequência, o que tem demandado atenção de profissionais, pais, alunos e governantes. Entendido como uma manifestação da questão social, o bullying pode ser definido como prática de atos violentos contra pessoas ou grupos e que pode causar danos de diversas ordens.
Descrição da imagem não disponível
Enquanto assistente social e integrante da equipe multidisciplinar do colégio, como você pode colaborar para minimizar ou acabar com situações dessa natureza? Elabore um breve texto descrevendo a importância do serviço social nesse contexto e indicando ações que podem ser adotadas por essa área em situações como esta.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O bullying se constitui em uma das expressões da questão social e, portanto, objeto de trabalho do assistente social. Ao integrar equipes multidisciplinares, o assistente social pode contribuir para o entendimento desse fenômeno ao conseguir analisar o real contexto em que ele ocorre, o que lhe possibilita traçar estratégias para intervenção buscando cumprir a legislação vigente no país, dentre elas, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Ética Profissional.
Dentre as ações adotadas pelo serviço social estão o acolhimento aos adolescentes envolvidos e seus familiares, a mediação entre usuários e equipe multidisciplinar, o encaminhamento à rede de apoio – serviços de saúde, assistência social (fortalecimento de vínculos), conselhos de direitos - dentre outras ações possíveis mediante avaliação do caso.
O assistente social é um profissional que consegue colaborar para o fortalecimento e a emancipação dos usuários, além de trabalhar para modificar situações que impeçam a efetivação de direitos sociais.
Explicação:
Resposta:
Explicação: