Respostas
Resposta:
No Brasil, os Esportes de Aventura, conhecidos comumente como Esportes Radicais, começaram a ganhar força de participação e visibilidade midiática a partir da década de 1980 e, segundo UVINHA (2001, p. ... Este importante processo de busca da natureza também causou um importante reflexo na Área Esportiva.
Resposta:No Brasil, os Esportes de Aventura, conhecidos comumente como Esportes Radicais, começaram a ganhar força de participação e visibilidade midiática a partir da década de 1980 e, segundo UVINHA (2001, p. 13) este estilo de prática esportiva se encontra em franca expansão, pois “desde a segunda metade do século XX, os Esportes Radicais, vem recebendo um considerável incremento no número de adeptos”.
Em busca de restabelecer os contatos sociais, o Ser Humano resolveu retornar de volta em suas origens, buscando entender novamente a importância do convívio social para uma evolução mais benéfica á humanidade. Nesta tentativa de retorno ao início, destacou-se novamente uma peça chave doravante esquecida: a Natureza. Diversos segmentos de nossa sociedade buscam o restabelecimento do contato com a Natureza como uma forma de se garantir uma melhor qualidade de vida e melhores vínculos sociais. Cito como exemplo a Área de Lazer e Turismo, onde os Hotéis, Pousadas e Resorts localizados imersos em Matas são cada vez mais procurados.
Cabe salientar que os Esportes de Aventura possuem um grande número de adeptos na fase etária da juventude (dos 18 aos 30 anos). A busca pela emoção e o fenômeno da popularização da temática “Radical” na prática dos Esportes possui um significativo crescimento nas últimas décadas, gerando repercussões para esta faixa etária que merecem reflexão do ponto de vista antropológico. Entretanto, este espírito jovial dos esportes de aventura não corresponde necessariamente com a idade biológica do indivíduo. Segundo BOURDIEU (1983, p. 56), as diferenças entre os tipos de idade são as mais diversas e significativas possíveis: “As relações entre a idade social e a idade biológica são muito complexas, onde a idade é um dado biológico socialmente manipulado e manipulável”.
Podemos citar os seguintes esportes radicais: Escalada (é um esporte que engloba caminhada e escalada em montanhas), Surfe (um dos esportes radicais mais antigos, surgiu no Havaí/EUA no início do século XX), Rapel (do francês: rappel, é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações), Skate (pronuncia-se “skêit”, é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos), Corrida de Aventura (também denominada de competições multi esportivas, são práticas que envolvem várias modalidades de esportes de aventura. em geral são realizadas em ambiente natural e têm como característica uma logística complexa, tanto na organização dos eventos como na formação e preparação das equipes de atletas), entre outras modalidades.
Explicação: