Como ficou organizado a formação territorial do estado de Goiás levando em consideração seu potencial econômico.
Respostas
Resposta:
A mineração em Goiás teve o seu ápice em 1750, de 1751 a 1770 a extração e exploração do ouro foi diminuindo drasticamente, do ano de 1770 adiante a mineração entrou em decadência, o que provocou o abandono de muitos povoados goianos.
O movimento de Independência do Brasil no século XIX não alterou o quadro social e econômico de Goiás, alguns grupos oligárquicos se destacaram durante o período imperial e permaneceram no poder até as primeiras décadas do século XX, como os Bulhões, os Fleury e os Caiado. No ano de 1818, por carta régia de Dom João VI, a Vila tornou-se Cidade de Goiás.
Após a Mineração, a economia goiana no século XVIII e XIX passou a se dedicar mais às atividades ligadas à pecuária e agricultura. No século XX, Goiás desenvolveu a agricultura como principal atividade econômica. Porém, durante as três primeiras décadas desse século Goiás continuou atrelado à política oligárquica da Primeira República.
A Abolição da escravidão, em 1888, não alterou as condições de trabalho e de moradia dos escravos que viviam em Goiás. Aliás, a população de Goiás era constituída por uma maioria negra e uma minoria branca.
Explicação:
Espero ter ajudado ❤️
Imagem:
https://www.google.com/search?q=territorio+de+goiania&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi3gZegwNbwAhVuI7kGHd4AAaYQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1920&bih=969#imgrc=pxXPLuvVRmvEhM