Respostas
Resposta:
A Amazônia é considerada por muitos como o “pulmão do mundo”, justamente pela extensa e densa vegetação que ela comporta, constituindo a maior floresta tropical do mundo. Com a floresta localizada na altura do Equador, diversos componentes criam a situação ideal para que a flora possa se desenvolver.
Dentro destes componentes, podemos destacar a ampla bacia hidrográfica da Amazônia, que eleva a umidade na região, juntamente com as chuvas constantes, uma vez que a região comporta altos índices pluviométricos. Além da umidade, as altas temperaturas, que assim se mantêm de modo mais ou menos constante ao longo de todo o ano, auxiliam a formar a peculiar vegetação que está presente na região.
Outro fator, que talvez seja o que mereça maior atenção, é justamente a composição do solo (em sua maioria plano e com baixas altitudes), que é considerado pobre, uma vez que é escasso em nutrientes, de modo que as plantas encontram certa dificuldade para crescer e se desenvolver plenamente. Caso a floresta sofra com o desmatamento, o reflorestamento se torna complexo, pois há facilidade do solo para a desertificação, uma vez que o solo é arenoso e pobre, se a vegetação original ali presente não for preservada.
Explicação:
Resposta:
Amazônia é um dos biomas brasileiros e abrange territórios de países vizinhos. Conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, a Amazônia possui diversas particularidades, que a diferem de todos os outros, com relação a sua vegetação extremamente densa, a sua fauna e flora diversificada ou a seus rios extensos e de extrema importância para o país.
O bioma Amazônia é o maior do país (correspondendo a, aproximadamente, 49% do território brasileiro) e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo. Esse conjunto de ecossistemas é de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental da Terra, sendo, portanto, necessário preservá-lo. Contudo, é fato que isso não está acontecendo, baseando-nos nos índices de desmatamento, vemos que essa região está cada vez mais visada mundialmente, o que tem aumentado sua exploração
Explicação:
@donizetegabriel79 segue lá