Se em uma conversa com homens medievais utilizássemos a expressão “Idade Média”, eles não teriam ideia do que estaríamos falando. Como todos os homens de todos os períodos históricos, eles viam-se na época contemporânea. Na verdade, falarmos em Antiguidade ou Idade Média representa uma denominação criada posteriormente, devido a uma necessidade de se dar nome aos momentos passados.
FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 11. (Adaptado)
A divisão da história em períodos, por exemplo, a Idade Média, é uma estratégia para identificar características marcantes do período a partir da
A) visão de mundo europeia.
B) reconstrução dos eventos.
C) expectativa sobre o futuro.
D) pesquisa sobre o presente.
E) negação de fatos históricos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
“Se numa conversa com homens medievais utilizássemos a expressão “Idade Média”, eles não teriam ideia do que estaríamos falando. Como todos os homens de todos os períodos históricos, eles viam-se na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI”
silvataniajesus:
espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás