Respostas
Resposta:
Fortalecimento do poder dos reis egípcios (faraós).
- A capital do império foi transferida para a cidade de Tebas (região central às margens do rio Nilo).
- Período marcado por muitas conquistas militares e territoriais.
Resposta:
O Império Antigo é mais comumente considerado como o período da Terceira Dinastia até a Sexta Dinastia (2686–2181 a.C.). ... Por essa razão, o Reino Antigo é frequentemente chamado de "a Era das Pirâmides".
Antigo Império - foi fundamental no regime teocrático,as pirâmides de Gizé foram construídas nesse período, e faz cm que seja uma característica mais relevante. Durante o Antigo Império, os faraós conquistaram enormes poderes no campo religioso, militar e administrativo. Essa época foi conhecida como a época das pirâmides. O primeiro a criar uma pirâmide foi o rei Djezer e seu arquiteto Imhotep, em Sakara.
Mais tarde um outro faraó, Snefer, inspirado nessa pirâmide construiu três pirâmides, porque só a ultima tinha condições de abrigar a múmia do rei. O filho (Kufu ou Keops), o neto (Quefrem) e o bisneto (Mikerinos) de Snefer construíram as magníficas pirâmides de Gizé. A família da 5ª dinastia talvez tenha sido a família mais poderosa de toda a historia do Egito.
A sociedade era dividida em funcionários que auxiliavam o faraó e uma imensa legião de trabalhadores pobres, que se dedicavam à agricultura, ás construções e arcavam com pesados tributos.
O Antigo Império foi fundamentado no regime teocrático. A capital do Egito era Tinis e depois foi transferida para Mênfis, região do Cairo. ... Os faraós, na civilização egípcia, principalmente no Antigo Império, eram considerados a encarnação dos deuses.