• Matéria: Filosofia
  • Autor: julioalexandre58652
  • Perguntado 4 anos atrás

1) Analise a imagem abaixo, e considerando a teoria de ato e potência e a lei das quatro causas disser
entendimento a respeito da teoria do conhecimento em Aristoteles?​

Respostas

respondido por: AnthonioJorge
74

Saber, para Aristóteles, não é mais discernir, como nos pré-socráticos, nem definir, como em Platão: é demonstrar, saber o porquê. A teoria do conhecimento aristotélica está vinculada essencialmente à metafísica. As causas são os possíveis sentidos em que se pode perguntar por quê. Elas são 4:

  • material
  • formal
  • eficiente
  • final

Material: aquilo de que algo é feito .  

Formal: é o que informa o ente e faz com que seja o que é .  

Eficiente: principio primeiro do movimento ou da mudança, é quem faz a coisa causada  

Final: é o fim, o para quê.

Exemplo: Estátua de bronze

o bronze é a causa material    

o modelo é a causa formal, que dará ao pedaço de bronze a forma da estátua  

o escultor é a causa eficiente que a fez  

o objetivo do escultor (para pura contemplação, para vendera  estátua, para ter em casa como decoração) é a causa final.

A causa formal e a final coincidem com frequência.

Aristóteles estudou vinte anos com Platão antes de fundar sua própria escola, o Liceu. Diferente de Platão, que tinha afeição pela geometria e a matemática, Aristóteles tinha uma formação de biólogo. Desta distinção biográfica é que vem uma das principais diferenças filosóficas entre os dois maiores filósofos da história humana: enquanto Platão apelava às Ideias (modelos, formas ideias e abstratas) para explicar a substância de algo, Aristóteles compreendia que era possível captar a forma, o modelo - a essência - de qualquer coisa pela mera observação e pela capacidade de abstração.


vanessafaraujo1707: brigada pela sua resposta me ajudou muito
samuelsaab2021: Vlw
samuelsaab2021: Quer dar
samuelsaab2021: Uma
samuelsaab2021: Rapidinho
samuelsaab2021: Pergunta
samuelsaab2021: Alguém
respondido por: larissamagrani
0

A Lei das quatro causas

  • Aristóteles cunha as quatro causas principais como ponto de partida para uma investigação científica, a saber: causa eficiente, final,  formal e material.

  • A causa eficiente diz respeito à pessoa ou ao ser que gerou e criou tal objeto. Por isso, faz-se tal pergunta: "quem gerou? ". Assim, em uma escultura, a causa eficiente deste objeto é o escultor.

  • A causa final refere-se à razão pela qual tal objeto foi gerado e criado, isto é, qual o motivo principal para ele existir. Se pergunta é: "por que foi gerado?".

  • A causa formal, por sua vez, investiga o que compõe o objeto e diz respeito à essência do objeto. É uma causa metafísica e busca os princípios que regem a coisa. Pergunta-se, portanto, "o que ele é?".

  • Já a causa material refere-se à matéria, aos elementos que compõem o objeto na sua materialidade. Assim, uma estátua é formada por mármore, gesso, pedra. Estes são seus elementos físicos. Logo, indaga-se do que o objeto é feito.

Saiba mais sobre as causas em: brainly.com.br/tarefa/42462092

Anexos:
Perguntas similares