resumo do globo repórter 07/05/2021 é para manhã pfv
Respostas
Terror no Rio
Subiu para 28 o número de mortos na operação policial no Jacarezinho, a mais letal da história do RJ. A Polícia Civil, que nega denúncias de execução, ainda não divulgou as identidades e os antecedentes criminais dos mortos. Moradores da favela, que ontem despertou sob tiros e bombas, mostraram as últimas mensagens das vítimas. Uma delas escreveu: "Tô encurralado. Ora aí". Hoje, familiares foram ao IML para identificar os corpos. A mulher de um dos baleados disse que ele se entregou, mas foi executado. Dos 21 alvos de mandados, três foram mortos e três foram presos.
O que se sabe e o que falta esclarecer sobre a operação
Entidades pedem que MP investigue se polícia violou ordem do STF
STF restringiu incursões em favelas; polícia do RJ matou 944 desde então
Fachin diz haver indícios de 'execução arbitrária' durante a operação
Relaxamento das restrições
O governo de São Paulo anunciou hoje a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes e do comércio em todo o estado. A partir de amanhã, lojas, shoppings, restaurantes, salões de beleza, academias e outros estabelecimentos ficam liberados para abrir das 6h às 21h. A recomendação de capacidade máxima também aumentou: de 25% para 30%. Só que não tem lei, multa ou fiscalização que permita, na prática, verificar esse percentual. Também hoje, o governador João Doria tomou a 1ª dose da CoronaVac.
Já no Rio, a prefeitura autorizou a abertura de bares e restaurantes em qualquer horário e liberou praias, parques e cachoeiras em todos os dias da semana.
11 capitais interrompem vacinação com 2ª dose de CoronaVac