Os estudos farmacoeconômicos apresentam terminologia própria que não integra frequentemente o vocabulário dos profissionais de saúde, por isso, os termos são, muitas vezes, utilizados de modo equivocado. Considerou-se fundamental estabelecer inicialmente a terminologia acerca de custo, desfecho, eficácia, efetividade e eficiência, adotada por autores consagrados (TONON; TOMO; SECOLI, 2008). Assim, qual das alternativas a seguir está incorreta quanto aos conceitos?
Respostas
Resposta: C
Explicação: Alternativas da questão abaixo
a. Custo é o elemento comum dos métodos de farmacoeconomia, o qual representa o valor de todos os insumos (trabalho, materiais, dispositivos, medicamentos, entre outros) utilizados na produção ou distribuição de bens ou serviços e que engloba os recursos relevantes na aplicação do tratamento.
b. Custos diretos são aqueles diretamente relacionados aos serviços de saúde que implicam em dispêndios imediatos, sendo de fácil identificação. São exemplos dessa categoria o tempo de hospitalização, exames diagnósticos e honorários profissionais.
Correta c. Custos indiretos são relativos à análise de custo efetividade, que permite medir os desfechos em unidades clínicas.
d. Custos intangíveis são custos de difícil mensuração monetária. Embora muito importantes para os pacientes, necessitam, ainda, de significado econômico. São os custos do sofrimento, da dor, da tristeza, da perda, ou a redução da qualidade de vida.
e. Desfecho (outcome) é um termo que traduz resultados, impactos ou consequências de intervenções da saúde, podendo ser expressos em unidades monetárias, clínicas e humanísticas.