• Matéria: ENEM
  • Autor: AnaCarlaoliv4405
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema. assinale a alternativa que indica corretamente a ordem em que Aristóteles apresentou as causas primeiras. * 1 ponto a) Causa final, causa eficiente, causa material e causa formal. b) Causa formal, causa material, causa final e causa eficiente. c) Causa formal, causa material, causa eficiente e causa final. d) Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final. e) Causa material, causa formal, causa final e causa eficiente.

Respostas

respondido por: anasampaiorodrigues
4

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Resposta:

1)c) Causa formal, causa material, causa eficiente e causa final.

2)e) compreensão de que a verdade deve ser justificada.

Explicação:

1)Aristóteles entendeu que há, no mundo, movimento constante e transformação. As causas mais básicas que explicam as origens de todos os seres são quatro, como estão dispostas a seguir: Causa material, Causa formal, Causa final, Causa eficiente.

2)A respeito do surgimento da filosofia e seu relacionamento com o discurso mítico podemos dizer que existe sempre uma tensão tanto estabelecida pela oposição quanto pelo confronto – pensando a oposição como estabelecimento de métodos e temas absolutamente distintos e o confronto como embate sobre os temas similares. Os filósofos não eram sacerdotes e nem defensores de explicações misteriosas sobre os fenômenos naturais. É importante compreender que se iniciava nessa época uma reflexão sistemática empenhada em estabelecer um conhecimento que não proviesse da inspiração divina, porém da argumentação pública e da comprovação factual dos argumentos – e a modificação da maneira através da qual as comunidades gregas se estabeleciam (a passagem de uma grande organização fundada em um líder para a pluralidade de líderes de comunidades menores) contribuiu muito para a valorização desse método dialógico de argumentação que exigia a responsabilização do manifestante e, por conseguinte, uma sensatez, que não era prioridade em uma explicação mítica. Enfim, vale indicar por último que apesar de a passagem do mito para o lógos ter sido gradual, afinal é muito difícil que aquilo que sustenta uma comunidade seja alterado rapidamente, esta morosidade da substituição não é necessariamente devida a uma proximidade entre poesia e filosofia. A relação entre ambas existe, porém ela é sempre problemática e instaurada através da tensão.

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