Imagine um ciclista com a bicicleta a baixo deslocando-se com velocidade escalar constante, mantendo um ritmo estável de pedaladas, capaz de imprimir nos pedais uma velocidade angular de 5 rad/s, para uma configuração em que o raio da coroa é 4R, o raio da catraca é R e o raio da roda é 0,5 m. Com base no exposto DETERMINE a velocidade do ciclista.
Respostas
A velocidade do ciclista é igual a 10 m/s.
O problema trata de movimento circular uniforme (da coroa, catraca e roda) provocando movimento linear (retilíneo da bicicleta). Para resolvê-lo devemos relembrar que:
- ⇒ velocidade tangencial de um ponto da borda de um disco em movimento circular.
- ⇒ velocidade angular do disco.
- ⇒ raio do disco (ou circunferência).
Aplicando a equação (I) à coroa:
Aplicando a equação (I) à catraca:
Ao observarmos a figura (anexo) percebemos que a corrente, que une a coroa (verde) e a catraca (azul), garante que as velocidades tangenciais dos pontos periféricos das duas devem ser iguais (e igual à velocidade de um ponto qualquer da corrente). Assim sendo, podemos igualar equação (II) à equação (III) e
A velocidade angular da coroa foi dada: 5 rad/s
essa é a velocidade angular da catraca e, como ela e a roda da bicicleta são concêntricas e fixas uma a outra, também será a velocidade angular da roda.
Supondo-se que a roda não deslize, a velocidade da bicicleta será igual à velocidade tangencial de um ponto externo (periférico) da roda. Usando novamente a equação (I)
Aprenda mais consultando os links
https://brainly.com.br/tarefa/29900120
https://brainly.com.br/tarefa/24927525
https://brainly.com.br/tarefa/24210852