• Matéria: Sociologia
  • Autor: marinasouza1987
  • Perguntado 4 anos atrás

Assinale a alternativa falsa.
Escolha uma opção:

a. A nisina (INS 234) é uma proteína antibiótica que não pode ser incorporada a materiais plásticos de embalagem.

b. O ácido benzóico e seus sais (INS210 a 213) e o ácido sórbico e seus sais (INS 200 a 202) são bastante efetivos contra leveduras e bolores. No entanto, os sorbatos são mais efetivos para inibir o crescimento de algumas espécies de bactérias do que os benzoatos, pois os benzoatos são menos estáveis em pH mais próximo à neutralidade.

c. O dióxido de enxofre (SO2) e seus derivados são na conservação de vinhos desde as civilizações egípcia e romana, e tiveram uso intensificado na Idade Média. Atualmente, seu uso está relacionado às técnicas de fabricação de vinhos para selecionar/paralisar o crescimento microbiano e evitar reações de escurecimento e conservação de frutas desidratadas, cogumelos e sucos de frutas. Comercialmente, são mais usados os derivados formadores de SO2 como os sulfitos, bissulfitos e metabissulfitos.

d. O ácido propriônico e seus sais (INS 280 a 283) inibe o crescimento de bolores e é bastante utilizado na forma de propionatos (sódio, cálcio e potássio), com aplicação em queijos e produtos de panificação para inibir algumas espécies de Bacillus.

e. Os nitritos (NaNO2) e os nitratos (NaNO3) estão associados aos processos de cura (maturação) de carnes, peixes e frangos, não só por sua ação antimicrobiana, mas também por seus efeitos na fixação da cor avermelhada/rosada e sabor apropriado. A grande razão do uso do nitrito de sódio ou potássio (INS 249 e 250) é evitar o crescimento da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, toxinose de consequências graves.

f. Não há um conservador que preencha todas as características desejáveis e, por isso, muitas vezes, são usados em combinação ou associados aos métodos físicos de conservação de alimentos.

Respostas

respondido por: evelynlinoshaustz
0

Resposta: a.

Explicação: A nisina (INS 234) é uma proteína antibiótica que não pode ser incorporada a materiais plásticos de embalagem.

Perguntas similares