antigamente o uso de vetores era utilizado para qual finalidade
Respostas
Resposta:
No exemplo final da ultima seção, nós vimos como poderíamos calcular a aceleração dinâmica tendo como base um vetor apontando de um círculo na tela para a posição do mouse. O movimento resultante assemelhava-se a uma atração magnética entre círculo e mouse, como se uma força estivesse puxando o círculo em direção ao mouse. Nesta seção, vamos formalizar nossa compreensão do conceito de uma força e sua relação com a aceleração. O nosso objetivo é entender como fazer vários objetos se moverem pela tela e responderem a uma variedade de forças do meio.
Antes de começarmos a examinar a prática da simulação de forças no código, vamos dar uma olhada conceitual no que significa ser uma força no mundo real. Assim como a palavra "vetor", "força" é muitas vezes usada para significar uma variedade de coisas. Pode indicar uma intensidade vigorosa, como em "Ela empurrou a rocha com grande força" ou "Ele falou com força". A definição de força que nos interessa é muito mais formal e vem das leis de movimento de Isaac Newton:
A força é um vetor que faz um objeto com massa acelerar.
A boa notícia é que reconhecemos a primeira parte da definição: uma força é um vetor. Ainda bem que acabamos de passar uma seção inteira aprendendo o que é um vetor e como programar com PVector!
Vamos olhar para as três leis de Newton em relação ao conceito de força.
Primeira Lei de Newton
A primeira lei de Newton é comumente enunciada como:
Um objeto em repouso permanece em repouso e um objeto em movimento permanece em movimento.
Contudo, falta um elemento importante relacionado às forças. Poderíamos expandir a definição assim:
Um objeto em repouso permanece em repouso e um objeto em movimento permanece em movimento com velocidade e direção constantes, a não ser que seja submetido a uma força desequilibrada.
Até o aparecimento de Newton, a teoria dominante do movimento — formulada por Aristóteles — tinha quase dois mil anos. Ela afirmava que, se um objeto se move, algum tipo de força é necessária para mantê-lo em movimento. A menos que essa coisa se movendo esteja sendo empurrada ou puxada, ela irá simplesmente perder velocidade ou parar. Certo?
Isto, claro, não é verdade. Na ausência de quaisquer forças, nenhuma força é necessária para manter um objeto em movimento. Um objeto (como uma bola) jogado na atmosfera da Terra perde velocidade por causa da resistência do ar (uma força). A velocidade de um objeto apenas permanecerá constante na ausência de quaisquer forças ou se as forças que atuam sobre ele se cancelarem uma à outra, ou seja, a força resultante for igual a zero. Isto é muitas vezes chamado de equilíbrio . A bola caindo alcançará uma velocidade terminal (que permanece constante), uma vez que a força de resistência do ar seja igual à força da gravidade.
Diagrama de duas pessoas soprando um pêndulo
Diagrama de duas pessoas soprando um pêndulo
O pêndulo não se move porque todas as forças se anulam (a força resultante é zero)
Em nosso mundo de ProcessingJS, podemos reescrever a primeira lei de Newton assim:
A velocidade de um objeto PVector permanecerá constante se ele estiver em um estado de equilíbrio.
Deixando de lado por alguns instantes a segunda lei de Newton (indiscutivelmente a lei mais importante para os propósitos de nossos estudos), vamos para a terceira lei.
Explicação:
Explicação:
Os vetores eram usados para expressar grandezas físicas vetoriais, ou seja, aquelas que só podem ser completamente definidas se conhecemos o seu valor numérico, a direção em que atuam (horizontal e vertical), bem como o seu o sentido (para cima, para baixo). ...
Espero ter ajudado