• Matéria: Geografia
  • Autor: joseaugustofrei
  • Perguntado 4 anos atrás

3- “Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul.
Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe.

Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”.

(MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003).

Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:
a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.
b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.
c) A integração de Goiás ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.
d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte.


5-(UFPI – adaptada)

Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:
Divisão regional brasileira
a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.
b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.
c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.
d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.
Qual foi a proposta de divisão feita pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967?

A- Divisão das Regiões Geoeconômicas.
B- Divisão das Regiões do IBGE.
C- Divisão das Regiões Sul Americanas.
D- Divisão das Regiões de Pinchas.

8- Compreende 58% do território brasileiro com clima equatorial, domínios das terras baixas amazônicas, floresta equatorial e bacia Amazônica, seus principais problemas são os de povoamento, disputa por posse de terra, desmatamentos (queimadas) e poluição dos rios pela mineração. O texto se refere a qual região Geoeconômica?

A- Nordeste
B- Centro-Sul
C- Amazônia
D- Sul
E- Centro-Oeste

9- descreva as principais características sobre como foi a Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1938.

Respostas

respondido por: araujoenzoh
3

Resposta:

Letra B: sobre a mudança de posição dos estados brasileiros que é registrada pelo autor basicamente ocorreu porque a compreensão sobre essa nova região Sudeste buscava representar melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.

Atualmente os estados do Sudeste brasileiro são São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, de modo que a maior concentração industrial do Brasil está nessa região, sobretudo no Estado de São Paulo, que atualmente é aquele com o maior PIB.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares