Respostas
Explicação:
povos indígenas no Brasil somos um povo constituído de mistura de várias índias por pessoas nascidas no Brasil e também por estrangeiros que vivem aqui essa composição do povo brasileiro começou a se formar no século 15 com a chegada dos europeus o território onde hoje é o Brasil era habitado por centenas de povos indígenas cada qual com a sua própria Cultura
Resposta:
Os índios gigantes estão voltando para casa. Depois de passarem mais de vinte anos desalojados de seu antigo território, os krenakarore - que marcaram o imaginário de toda uma geração nos anos 70 - estão se estabelecendo às margens do rio Iriri, no Pará, parte de seu antigo território. A saga dessa tribo acaba de ser reconstituída no documentário "O Brasil Grande e os índios Gigantes", de Aurélio Michiles, que será lançado hoje, às 19h30, no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
O mistério que envolvia essa tribo, considerada perigosíssima, pois dizia-se que seus índios ultrapassavam dois metros de altura, chegou a merecer, na década de 70, uma ampla cobertura do JT, além de inspirar um poema de Carlos Drummond de Andrade e uma música de ex-Beatle Paul McCartney.
O documentário de Michiles retrata a violenta mudança no destino da tribo dos krenakarores após seu contato com os homens e revelação de que não eram gigantes e nem violentos. "Passei minha adolescência emocionado com estes índios, e no filme tenho a oportunidade de contar toda sua história", diz Michiles. "O Brasil Grande e os índios Gigantes" contém depoimentos do antropólogo Darcy Ribeiro, do economista Roberto Campos, do ex-presidente da Funai, general Ismarth de Araújo, de indigenistas e jornalistas. Também os sertanistas Orlando e Cláudio Vilias-Boas, os primeiros brancos a entrarem em contato com os krenakarore, relatam sua busca aos índios e posteriores esforços para preservá-los.
O filme contou com o trabalho do antropólogo americano Stephen Schwartzman, único capaz de traduzir a língua panará (Krenakarore) para o português.
Com suas aldeias instaladas às margens do Rio Peixoto de Azevedo, no norte do Mato Grosso, os índios eram vistos como uma terrível ameaça ao progresso desenvolvimentista dos anos 70 pregado pela regime militar e o então presidente Emílio Garrastazu Médici. As aldeias dos krenakarore estavam atrapalhando a construção da rodovia Cuiabá-Santarém, perpendicular à Transamazônica, que fariam parte da integração da Amazônia com o resto do Brasil. "Na época, havia a convicção de que os índios gigantes não podiam barrar o progresso do Brasil", conta Michiles. Eles tinham de ser contactados e pacificados.
de tudo de bom e mal que existe no mundo", diz.
Agora, os índios querem retomar parte de seu território. Eles já estão preparando sua aldeia às margens do rio Iriri, para que toda a tribo possa, em breve, se mudar para lá: "Eles sabem que nunca mais vão caçar com arco e flecha, livres da presença a do branco; por isso já estão até construindo uma pista de pouso na futura aldeia".
A aproximação
Mito de gigantismo cai em 1973
Contatos tensos
Foi no ano de 1949 que os irmãos Villas-Boas (Cláudio, Leonardo e Orlando) avistaram pela primeira vez os krenakarores. Os sertanistas estavam preparando a área onde seria erguida a base aérea da FAB na serra do Cachimbo, no Pará. Os primeiros índios avistados na região tinham realmente um tamanho impressionante. "Eles deviam medir mais de dois metros de altura e tinham o tórax marcado por cicatrizes paralelas", lembra Orlando.
Em 1967, um incidente levou novamente os Villas-Boas à região dos índios gigantes. Um grupo de krenakarores havia se aproximado da base aérea de Cachimbo. Alguns homens deram tiros para cima, afugentando os "invasores". O governo federal então chamou os irmãos Villas-Boas para acalmar os índios. "Na realidade,
JT, 09/05/1995, Geral, p. B11
PIB:Sudeste do Pará
Áreas Protegidas Relacionadas
TI Xingu
TI Panará
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.
Explicação:
boa sorte espero te ajudado//