4. No século XVII, ao mesmo tempo que a economia canavieira se desenvolvia e a pecuária avançava em direção ao interior da região do Brasil onde hoje é a região norte, foi explorada as "drogas do sertão", provocando a expansão do território português para áreas que pertenciam à Espanha. a) O que eram as "Drogas do Sertão"? Cite outros produtos extraídos da Amazônia que tinham grande procura no mercado europeu.
Respostas
Resposta:
esse espaço do território colonial acabou se mostrando rico em frutas, sementes, raízes e outras plantas que tinham finalidades medicinais e culinárias. Cacau, cravo, guaraná, urucum, poaia e baunilha foram alguns dos produtos que ficaram conhecidos como as tais “drogas do sertão”.
As Drogas do Sertão eram ervas, frutos e raízes, que possuíam propriedades medicinais, ou se mostravam exóticos temperos para as comidas, que até então eram desconhecidos pelos portugueses, só sendo descobertos por eles, através do contato com os povos indígenas.
São exemplos de Drogas do Sertão:
- Salsa
- Urucum
- Noz de pixurim
- Canela em pau
- Gergelim
- Castanhas
- Guaraná
- Cacau
- Baunilha
Alguns óleos, resinas, peles, peixes e carnes secas, também tinham grande procura no mercado europeu, e tudo que de alguma forma remetia à caracterização exótica que o Brasil tinha no velho continente.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/1629320
Bons estudos!